Assembleia Geral ordinária do STTR de Pio IX aprovou prestação de contas do exercício de 2017 e a Implementação do Plano Sustentar

Segunda, 26 Março 2018 18:19

A FETAG-PI através da Presidente, Elisângela Moura e do Secretário de Finanças e Administração, Evandro Luz, participou na manhã deste sábado (24), na sede do Sindicato dos Trabalhadores Rurais Agricultores/as Familiares de Pio IX, de uma Assembleia Geral Ordinária para tratar da Prestação de Contas do Sindicato no exercício de 2017, como também, apresentar e implementar o Plano Sustentar e o Fundo de Amparo Social no Sindicato.

No encontro ainda foram debatidos temas a cerca da Previdência Social e as consequências que esta terá com a aprovação da Reforma da Previdência, em especial para os trabalhadores e as trabalhadoras rurais. Além disso, foram debatidos assuntos relacionados com a atual conjuntura político-social-econômica e a necessidade de representações políticas, principalmente de pessoas orgânicas do Movimento Sindical e que de fato defenda e se comprometa com as principais bandeiras de luta da agricultura familiar.

O evento contou com a presença de aproximadamente 100 pessoas, entre elas, Sócios/as; Líderes Sindicais; Presidente do STTR de Pio IX, Adão José Filho; Secretário de Finanças, Erinaldo José; Contador do Sindicato, Sérgio; Coordenadores do Polo Sindical da Regional de Picos, Libório Rocha e Sandra Leal, Ex-Secretário de Política Agrícola da Federação, Paulo Manoel, dentre outros.

No final do encontro aconteceu o sorteio de brindes a todos os associados, além da entrega de lanches para todos os presentes.

Plano Sustentar:

O Plano Sustentar está estruturado em três eixos articulados entre si: a Gestão Administrativa e Financeira, Formação e Comunicação.

As ações estratégicas para a Gestão Administrativa e Financeira contribuirá para uma gestão democrática, transparente e participativa fortalecendo as estratégias de arrecadação, a Formação e seus Processos Formativos possibilitarão qualificar a ação político – sindical, potencializando a construção de alternativas de enfrentamento e transformação social e a Comunicação promoverá o diálogo e potencializará a mobilização entre a base e as entidades.

A sustentabilidade do MSTTR envolve uma dimensão política aliada a aspectos administrativos e financeiros. Aspectos estes, ligados a uma representação sindical, que de fato atenda às demandas dos agricultores e agricultoras familiares e garanta participação de forma efetiva e democrática em todas as instâncias do Movimento. A partir do reconhecimento e valorização por parte dos agricultores e agricultoras familiares, aposentados e aposentadas e pensionistas, o MSTTR fortalece sua estrutura e amplia a capacidade de atuação por meio da contribuição social feita pelos mesmos.

Fundo de Amparo Social:

Esse Fundo é basicamente uma forma de apoio financeiro aos familiares de sócios(as) que venham a falecer. Não se trata de uma assistência funeral e nem de seguro de vida.

Fica assegurado à família do(a) associado(a) que esteja em dia com a sua mensalidade, quando este falecer, o valor de R$ 1.100,00.

Não terá nenhum custo para o associado ou associada e nem será exigida carência. Esse é um direito assegurado a todos os(as) sindicalizados(as), que estão em dia com o Sindicato.

Para acessar, o(a) familiar precisa ir ao Sindicato dos Trabalhadores e Trabalhadoras Rurais do seu município, levar a Certidão de Óbito e documento de identificação do sócio ou sócia falecido(a) e um documento que comprove o parentesco. Não será preciso apresentar nota fiscal ou comprovante de despesa com o funeral ou enterro. O valor de R$ 1.100,00 será depositada em uma conta bancária indicada pela família, que poderá ser usado da forma como achar melhor.