Com o objetivo de construir compromissos comuns que fortaleçam a ação e a prática sindical do Sistema Confederativo e de planejar ações para o desenvolvimento rural, sustentável e solidário , a Fetag-PI realizou a 3ª etapa da Oficina de Base, em Floriano. A programação foi realizada de 22 a 24 de outubro e contou com dezenas de representantes dos Polos de Floriano, Oeiras e Valença.
Maria Barros, secretária de Políticas Sociais da Fetag-PI, frisa que as discussões envolveram a compreensão do papel da agricultura familiar. “Também analisamos os resultados de mapeamento e a organicidade sindical, e definimos ações que fortaleçam a unidade e o sentimento de pertencimento do sistema confederativo”.
“Como ampliar a representação política do MSTTR nas eleições de 2026?” e “Quais desafios precisam ser superados para fortalecer o sistema confederativo?” foram alguns dos temas que fizeram parte das discussões. Durante os três dias, as atividades promovidas tiveram a finalidade de fortalecer o protagonismo das lideranças e de dirigentes sindicais, bem como de ampliar a compreensão do papel da agricultura familiar.
“A meu ver, as pessoas foram com um pensamento e voltaram mais motivadas e com novas ideias. Essas atividades agregam bastante aos Sindicatos Rurais, pois fortalecem esse nosso espaço de mobilização e também orientam os (as) agricultores(as) sobre o desenvolvimento rural, sustentável e solidário”, afirma Paula Lima, participante da Oficina e coordenadora do Polo de Valença.
Presente na programação, Valdine Veloso, secretária de Mulheres do Sindicato dos Trabalhadores (as) Rurais (STTR) de Uruçuí, destaca que participou da Oficina pela primeira vez. “Adquirimos vários conhecimentos e aprendizados. Aprendemos mais sobre o Siscontag, sobre o sistema de atualização dos aposentados, enfim. Devemos sempre participar para repassar para os demais trabalhadores rurais, dia a dia”.
A 3ª etapa das Oficinas de Base foi realizada em parceria com a CONTAG, representada no evento pela secretária Mazé Morais, e com o Senar.