21 de novembro de 2024
Avenida Frei Serafim, 1884 - Centro, Teresina/PI CEP: 64001-020
Juventude

Festival da Juventude Rural reúne mais de 200 jovens piauienses

Prática de novas experiências, troca de conhecimento e compartilhamento de saberes marcaram o 5º Festival da Juventude Rural do Piauí. Realizado de 16 a 18 de outubro, centenas de jovens rurais piauienses estiveram juntos (as) no Centro de Estudos Sindicais da Fetag-PI, a fim de destacar o protagonismo da juventude no projeto de desenvolvimento rural que valoriza a agricultura familiar.

Educação no campo, mudanças climáticas e políticas públicas foram alguns dos assuntos discutidos. Além disso, foram realizadas oficinas de piscicultura, de criação de galinha caipira, comunicação popular, teatro político e animação e percussão. Sorteios, competições esportivas e noite cultural também compuseram as atividades do Festival.

À frente do evento, Regina Gomes, secretária de Juventude da Fetag-PI, frisa que esse Festival é de suma importância para toda a juventude rural piauiense. “A Fetag-PI está muito contente de ouvir e de ver os jovens testemunharem mais um grande evento. Tivemos excelentes participações nos painéis temáticos e nas oficinas. Sem dúvida, a nossa juventude seguirá esperançosa para aplicar o que foi compartilhado no Festival”.

Regina Gomes, secretária de Juventude da Fetag-PI.

Antônio José, presidente da Fetag-PI, destaca que a programação dos três dias colaborou para importantes discussões para o movimento sindical piauiense, principalmente no que se refere às políticas públicas.

Natural de Ribeira do Piauí, Elias Rodrigues, pontua que espera um retorno positivo do Plano de Pauta. “Conseguimos elaborar, juntamente à Federação e aos Sindicatos, um plano de pauta para ser entregue ao governo. Com isso, acreditamos que vai haver melhoria para a classe trabalhadora rural”.

A jovem Mariane Miranda, de Simplício Mendes, afirma que o “Festival foi incrível, muito bem elaborado, organizado e feito com amor. Levaremos para a base tudo o que foi aprendido”.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *