12 de novembro de 2024
Avenida Frei Serafim, 1884 - Centro, Teresina/PI CEP: 64001-020
Política Agrária

Mais de 110 famílias recebem títulos definitivos de terras

Em 29 de outubro, a Fetag-PI, junto ao Interpi, participou da entrega de títulos na comunidade rural Espinhos. Os títulos definitivos de propriedade de terra proporcionam segurança jurídica, bem como facilitam o acesso a mais políticas públicas para essas 115 famílias que, há mais de 20 anos, aguardavam por essa regularização fundiária.

Sebastião Rodrigues, secretário de Política Agrária da Federação, destaca que os(as) agricultores (as) terão mais acesso a créditos, financiamento agrícola, programas de assistência técnica, entre outros benefícios.

Essa é mais uma conquista do movimento sindical. É resultado da organização da agricultura familiar, através da luta incessante da Fetag-PI, e da grande parceria que temos com o Interpi, pelo programa Essa Terra Agora é Minha, que tem agilizado muitas políticas públicas de regularização fundiária.

Sebastião Rodrigues, secretário de Política Agrária da Fetag-PI, comenta sobre a parceria com o Interpi.

Para Antônio José, presidente da Fetag-PI, é uma grande alegria participar de momentos como esse. “Nós lutamos muito por segurança, dignidade e melhor qualidade de vida para os(as) agricultores(as). Quando há uma entrega de titulação como essa, a sensação é a de dever cumprido”. Fundada em 2003, a Associação dos Moradores da comunidade Espinho reúne agricultores(as) que lutam pela regularização fundiária. Francisco Carlos, presidente da Associação, pontua que o Sindicato dos Trabalhadores (as) Rurais de Castelo do Piauí e a Fetag-PI contribuíram bastante para essa vitória da comunidade. “Estarmos com esses títulos definitivos de terra nos garante mais dignidade, e só tenho a agradecer à Fetag-PI, ao Sindicato e ao Interpi por toda a luta”.

Francisco Carlos recebe seu título definitivo de terra, na comunidade Espinho.

Confira mais registros desse momento tão importante para a agricultura familiar e o movimento sindical:


Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *