13 de novembro de 2024
Avenida Frei Serafim, 1884 - Centro, Teresina/PI CEP: 64001-020

Entrevistas mostra um pouco da História da FETAG-PI contada por dois ex-presidentes

Entrevistas mostra um pouco da História da FETAG-PI contada por dois ex-presidentes. Em 53 anos de fundação a história da FETAG-PI foi marcada pela atuação de grandes dirigentes.

Conheça dois Ex-presidentes – OSMAR ANTÔNIO DE ARAÚJO e o Ex-presidente – ADONIAS HIGINO DE SOUZA que contaram como foi a trajetória da FETAG-PI de sua fundação aos dias atuais.

OSMAR ANTÔNIO DE ARAÚJO

Começou sua atuação no movimento sindical em 1970, data de fundação da FETAG-PI. Foi um dos primeiros fundadores da FETAG-PI. O primeiro presidente da FETAG-PI foi Manoel Luciano, depois assumiu Henrique Gomes Vilanova e em 1974 Osmar assume como tesoureiro da FETAG-PI em março de 1975.

Em 1994 Osmar foi vice-governador do Piauí e teve larga atuação na política do Estado. Pela FETAG-PI ele trabalhou por 20 anos na Federação.

Em seu depoimento ele conta das lutas da FETAG-PI, Sindicatos e CONTAG sobre a Reforma Agrária e das conquistas da Aposentadoria do Trabalhador Rural na época. Osmar destaca que a FETAG-PI sempre foi uma instituição respeitada e ética junto os trabalhadores familiares, outras entidades e imprensa.

ASSISTA A ENTREVISTA AQUI https://youtu.be/_mL5sPMbWYk

 

ADONIAS HIGINO DE SOUZA

É natural de Altos e se dedicou grande parte de sua vida ao movimento sindical. Foi presidente do Sindicatos dos Trabalhadores de Altos e foi presidente da FETAG-PI em 1990 assumindo na metade do mandato de Osmar Araújo que assumiu como vice-governadora do Piauí.

Na FETAG-PI Adonias atuou por 20 anos e também foi secretário de algumas secretarias. Ele comenta que o período da década foi marcado por conflitos no campo, processos de grilagem e a exploração de mão de obra barata e infantil onde a FETAG-PI denunciou.

Adonias Higino reforçou que a FETAG-PI sempre atuou pelas melhorias das conquistas para os trabalhadores rurais, a aposentadoria rural, educação do campo e sobretudo na defesa do trabalhador do campo. Adonias detalha que em 1990 a FETAG-PI ampliou a organização sindical e o número de seus Sindicatos no período.

ASSISTA A ENTREVISTA AQUI. https://youtu.be/0hckPjLYzyw

Comunicação FETAG-PI/ Vanderson de Paulo.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *