A FETAG-PI finalizou nesta sexta-feira (10), a mais uma Etapa das Oficinas de Base com profundos debates e gerando bons compromissos para avançar no desenvolvimento rural sustentável e solidário. Entre os dias 8 a 10, a atividade, aconteceu em Teresina em um hotel na Zona Leste e mobilizou os polos sindicais de Esperantina, Campo Maior, Parnaíba, Teresina, Valença, Piripiri, Médio Parnaíba, reunindo mais de 90 dirigentes sindicais. A oficina é realizada pela Confederação Nacional dos Trabalhadores na Agricultura (CONTAG) com o apoio do Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (SENAR).
Esses temas foram ainda referências para a elaboração do Plano de Ação dessa primeira etapa das oficinas, onde cada polo sindical reunido apontou os compromissos com a implementação das ações, metas e prazos.
“Essa nova etapa das oficinas de base trás um destaque maior para a Sustentabilidade Político financeira. A oficina trouxe informações sobre a campanha nacional de sindicalização- Sindicato de portas abertas, apresentação dos dados socioeconômicos dos sete polos que compõe essa região aqui no Estado. Portanto a Oficina buscou ouvir a base, os dirigentes sindicais que estiveram aqui é no final saímos pactuados ou repactuados por todos que estiveram participando aqui do processo”, pontuou o assessor da regional NE da CONTAG, Gilberto Silva.
A Oficina contou com a presença de toda a Diretoria da FETAG-PI, o presidente da FETAG-PI, Antônio José, a secretária de políticas sociais, Maria Barros, secretária de mulheres Marlene Veloso, Secretária de formação e organização Lucilene Ferreira, secretária de finanças e deputada estadual Elisângela Moura, secretária de jovens, Regina Gomes, secretária da Terceira idade, Adivanir Pereira, o Secretário Geral Diassis Aguiar, secretário de política agrícola Libório Moura, secretário de política agrária, Sebastião Rodrigues, o secretário de meio ambiente, Daniel Souza, o vice-presidente, Evandro Luz ? além de sua assessoria!
Na sexta-feira (10), ao final, a oficina foi avaliada positivamente pelos representantes de cada polo sindical, que apontaram a importância de dialogar sobre essas questões e de trabalhar conjunto de estratégias bem articuladas para o movimento sindical.
“Gostei muito da oficina porque foi bem produtiva e vou levar mais conhecimento para nosso Sindicato como para nossa Região”, disse Gilvando, Polo de Valença/ STR de Barra de Alcântara.
“A Oficina teve muita coisa legal para levar para nossa base e fortalecer nosso trabalho no nosso município”, relatou Francisco de Castro Polo Esperantina /STTR PORTO.
“A oficina foi um aprendizado e ela vem para clarear a mente da gente com pontos que faltaram ser esclarecidos”, falou Eliene Polo de Parnaíba/ STTR de Buriti dos Lopes.
“Gostei bastante foi uma ótima riquíssima de informações, com certeza levarei para meu sindicato e base coisas para repassar nas reuniões”, frisou Maria da Piedade Polo e STTR de Piripiri.
“Essa Oficina vem a acontecer em um momento importante para nós que somos do movimento, tivemos oportunidade de superar os desafios e fortalecer como movimento”, destacou Katia Silva Polo de Teresina/STTR Miguel Alves.
“A cada momento aprendo para levar para meu Sindicato um trabalho melhor a cada dia”, suscitou Maria Nunes Polo Campo Maior/STTR Sigefredo Pacheco.
“Foi um evento muito importante, levaremos conhecimento para nosso STTR”, conclui Maria Rita Polo Médio Parnaíba/STTR Francisco Ayres.
COMUNICAÇÃO FETAG-PI/ Vanderson de Paulo.