O presidente do STTR de Pio IX, Erinaldo Andrade levou a público nas redes sociais um vídeo que mostra as percas da safra do Caju. Desde 2019, quando chega no pico da safra, a agroindústria não consegue absorver essa produção no Estado.
“Pio IX é hoje o maior produtor de caju do estado do Piauí, temos mais de 24 mil hectares de caju em produção. E as nossas agroindústrias continuam as mesmas desde 2010 para traz, enquanto a nossa produção de caju aumenta cada vez mais, as agroindústrias continuam as mesmas. Enfrentando problemas com a queda de preço, o produto estava vendendo uma caixa de caju de 20kl na semana anterior de $14 reais, quando foi na segunda-feira já estava de 10$, na sexta-feira $9 e ainda foi limitado a quantidade de caixas que cada produtor tinha direito”, questionou Erinaldo Andrade.
De acordo com o presidente do STTR de Pio IX, o que foi mostrado no vídeo é apenas a ponta do iceberg, a perca foi bem maior que aquilo.
“No vídeo foi apenas 100 caixas que o comprador pegou em uma comunidade de assentamento, comprou, levou e a fábrica não conseguiu absorver, e ele teve que devolver e foi colocado para secar para ração. O produtor está pagando esse preço, e tendo prejuízo por não conseguir vender ao seu produto por um preço razoável. E muito caju ainda na roça que está sendo perdido por conta disso. A questão da comercialização é um problema muito grande. Não conseguimos mandar esse produto ‘para fora’. Temos algumas produções da cajuína, mas que ainda são pouquíssimas”, reclamou.
Para solucionar o problema, Erinaldo Andrade aponta que são precisas iniciativas de todas as formas – ações de governo, divulgação ou investimentos de empresários no município.
“Somos um povo trabalhador que luta diariamente em função do nosso produto, de melhorias.! É o sonho do produtor que luta o ano todo, o resultado da safra, só estamos perdendo da forma que está sendo, fica lamentável e desestimulante”, finalizou.
Com informação do STTR de PIO IX.