A FETAG-PI, nesta terça-feira (25), participou da Organização da I Plenária Popular para elaboração do Plano Estadual de Defesa Civil. O encontro na sede do órgão tratou da organização do evento e da construção de um documento inédito que será construído ouvindo as comunidades, entidades, organizações e visa pleitear políticas públicas.
O Secretário de Meio Ambiente e Políticas de Convivência com o Semiárido avalia como muito importante o Plano da Defesa Civil. “Nos colocamos à disposição para a mobilização e diálogo para formalizar esse plano. Sabemos que a Defesa Civil hoje, inclusive, está mais atuante na execução de projetos que busquem prevenir e de maneira que possamos estar interagindo, principalmente as discussões climáticas a respeito do meio Ambiente e da nossa agricultura Familiar. Essa Plenária vai levar cada vez mais a Defesa Civil para perto dos nossos agricultores. É um plano com o qual faremos parte dele e que chegará as nossas comunidades rurais, tradicionais, quilombolas, ribeirinhos, na defesa e prevenção da nossa sociedade como um todo”, destacou.
“O Plano vai gerar N produtos que vai retornar para suas comunidades e que a comunidade possa interpretar a seu favor para pleitear políticas públicas. Vamos incorporar a variável da Cartografia Pública, que é mais relevante ainda e para construir os mapas precisamos ouvir as comunidades”, justificou o Diretor de prevenção e mitigação Werton Costa.
A FETAG-PI esteve presente com o secretário de meio ambiente, Daniel de Souza. Participaram o Coronel do Corpo de Bombeiros, Cleber Soares, Representantes de entidade dos povos indígenas, quilombolas, Indira Bezerra, a gerente de projetos especiais da Defesas Civil e o Diretor de prevenção e mitigação Werton Costa.
Comunicação FETAG-PI/ Vanderson de Paulo.