13 de novembro de 2024
Avenida Frei Serafim, 1884 - Centro, Teresina/PI CEP: 64001-020

Com mais de 500 agricultoras do Extremo-Sul, FETAG-PI participa da Marcha das Margaridas de Corrente

A FETAG-PI, sindicatos e movimentos sociais participaram nesta quarta-feira (28/06), em Corrente, no Extremo-Sul do Piauí, da Marcha das Margaridas regional. Ação do Polo Sindical de Curimatá, levou às ruas e avenidas da cidade pouco mais de 500 mulheres trabalhadoras rurais unidas e organizadas em defesa dos direitos das mulheres.

O ato teve início nas primeiras horas do dia com chegada das caravanas de mulheres, mães com crianças, homens, jovens, idosos e uma concentração em frente o Sindicato dos Trabalhadores e Trabalhadoras Rurais (STTR) de Corrente. Em seguida a comitiva seguiu com apoio da Polícia Militar em caminhada pacífica com faixas, cartazes e palavras de ordens pelas principais avenidas do município finalizando o percurso na Câmara de vereadores com falas das autoridades sobre violência, organização da produção e conflitos agrários.

A Secretária Estadual de Mulheres da FETAG-PI, Marlene Veloso, comentou da finalidade da ação.

“Foi uma ação importante essa marcha regional da grande regional de Curimatá que acontece pela quarta vez, e foi grandiosa, percorrer as ruas de Corrente parando em pontos estratégicos e reivindicando melhorias para nosso povo, e finalizar na câmara de vereadores com a presença de todos os vereadores e vereadoras daquela casa foi muito valoroso.
Parabéns a cada companheira e companheiro dessa importante região e agora nos manteremos mobilizadas para nossa grande Marcha das Margaridas Nacional”, frisou.

Presente, a Deputada Elisângela Moura enalteceu organização da Marcha e agradeceu a recepção das trabalhadoras rurais na Câmara de Vereadores de Corrente.
“Agradeço de coração todas as autoridades que receberam as margaridas da região e queremos aqui reinvindicar junto ao nosso secretário de segurança o que o município precisa entre elas a Nossa delegacia da Mulher em Corrente “, reforçou a parlamentar.

Está é a 4ª edição da Marcha em Corrente com representantes de 14 municipios presentes e trouxe também o cunho de denúncia.

“Ao mesmo tempo que a atividade tem o caráter de trazer o que é marcha para nossa realidade , ela tem o caráter de mostrar as denúncias como o feminicidio e a falta de serviços de saúde na região” pontuou a Coordenadora do Polo de Curimatá, Maria José de Sousa.

Nas colocações da presidente do STTR de Corrente, Silvana da Silva, a ação foi positiva. “A Marcha em Corrente foi muito produtiva, tivemos uma meta de 500 mulheres e contamos com apoio de lideranças”, avaliou.

 

A FETAG-PI e sindicatos já realizaram várias ações de mobilização e está e mais uma ação preparatória para Marcha das Margarias nacional que ocorre em Brasília, nos dias 15 e 16 de agosto.

Comunicação FETAG-PI/Vanderson de Paulo

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *