Na tarde de terça-feira (25), a FETAG-PI, por meio da Secretária de Políticas Sociais da FETAG-PI, Maria Barros e assessora Cariny Araújo, participaram da Reunião Ordinária do Conselho Estadual de Saúde do Piauí, que foi realizada no Núcleo Estadual do Ministério da Saúde, em Teresina.
A assembleia com a presença do Secretário de Estado da Saúde do Piauí, Antônio Luiz Soares, Presidente do Conselho Estadual de Saúde do Piauí, Antônio Pitombeira, conselheiros, representantes do ministério público, trabalhadores do setor e movimentos sociais, tratou da problemática enfrentada por hospitais nos municípios e a para discutir possíveis privatizações de hospitais no PI. Entidades representativas da saúde protestam essa medida.
“Hoje o Conselho dialoga uma situação que é não privatizar o sistema público e o Estado tem sugerido algumas empresas para gerenciar três hospitais públicos e o Conselho discorda. É preciso que o recurso público seja gerenciado pelos gestores públicos”, avaliou a Secretária de Políticas Sociais, Maria Barros que é uma das conselheiras.
“Temos duas pautas importantes, de zerar as cirurgias eletivas e também discutimos o plano piloto da telemedicina, porém é preciso que o plano da telemedicina seja pensado como ele vai chegar até as pessoas do interior, ter equipamentos, pessoas preparadas, sinal de internet, enfim é um conjunto que o Conselho discuti com atenção”, acrescentou a secretária.
Entre outras pautas, foi apresentado o Programa “Saúde em Dia”, e apresentação de relatório de visita técnica no Hospital Regional de Bom Jesus/PI e Audiência Pública sobre a falta de materiais e equipamentos no Hospital Getúlio Vargas (HGV).
COMUNICAÇÃO FETAG-PI/ Vanderson de Paulo