Com o objetivo de fazer um debate político sobre o desmonte das políticas públicas da juventude, da agricultura familiar, do meio ambiente e dos direitos humanos, bem como evidenciar a diversidade cultural no País e trocar experiências e conhecimentos, iniciou na tarde desta terça-feira (25/04), a abertura do 4º Festival Nacional da Juventude Rural ocorreu no pavilhão do Parque da Cidade, em Brasília/DF.
A FETAG-PI está presente por meio de sua Diretoria, presidente Antônio José, Secretária Estadual de Jovens, Regina Gomes, umas das coordenadoras, Secretária Estadual de Mulheres, Marlene Veloso, Secretário Geral, Diasis Aguiar, Secretário de Meio Ambiente, Daniel de Souza, Secretário de Políticas Agrária, Sebastião Rodrigues, Secretário de Políticas Agrícola, Libório de Moura, parte da assessoria e uma delegação de mais 250 jovens, que saiu ainda no domingo (23) à noite, representando todas as regiões do Estado.
Abertura contou com mística e apresentação política com representação de todas as federações. O presidente da FETAG-PI, Antônio José, ressaltou sobre esse momento importante. “São mais de 5 mil jovens de todo o Brasil construindo uma pauta de políticas públicas junto ao governo para nossa juventude. Nós trazemos mais de 250 jovens aqui e nós da Diretoria da FETAG-PI estamos fortalecido para planejar a nossa juventude do Piauí com esse olhar da sucessão do campo”, expressou.
A juventude rural agricultores e agricultoras do Piauí estão animados para compartilhar experiências. Na programação, à tarde ocorreu as exposições dos Painéis: Desafios e perspectivas para a juventude do campo, da floresta e das águas e Como chegamos até aqui – reconhecendo o passado, construindo o presente e projetando o futuro.
A juventude rural do Piauí está animada para compartilhar experiências. Na programação às 17h30 iniciou a Mostra de Saberes e Sabores da Juventude Rural e troca de sementes. Já à noite o Ministro do MDA, Paulo Teixeira visita o festival e anuncia políticas públicas para juventude rural e agricultura familiar. Hoje acontece a Chamada para Marcha das Margaridas e Noite Cultural – Apresentações das cinco Regiões do Brasil no palco principal.
Com o tema “Semeando Resistência e Cultivando um Mundo Novo”, a programação do evento segue até quinta-feira (27/04), com momentos de debate político, apresentações culturais, mostra da produção da juventude rural, dezenas de oficinas formativas e uma caminhada pela Esplanada dos Ministérios onde serão visibilizadas as reivindicações dos/as jovens do campo, da floresta e das águas. É o momento em que a juventude rural mostrará para a sociedade suas demandas, sua cultura, seu entusiasmo e sua vontade de transformar a realidade do País.
São mais de 5 mil jovens de todo o País, incluindo uma delegação internacional com jovens representando 21 organizações de 15 países para conhecer e trocar experiências.
O FESTIVAL
A coordenação é da Confederação Nacional dos Trabalhadores Rurais Agricultores e Agricultoras Familiares (CONTAG), em especial da Secretaria de Jovens, em articulação com a Comissão Nacional de Jovens Trabalhadores e Trabalhadoras Rurais (CNJTTR), com as Comissões Estaduais, Diretorias das 27 Federações filiados e com os Sindicatos dos Trabalhadores e Trabalhadoras Rurais.
Já foram realizadas três edições do Festival Nacional da Juventude: nos anos de 2007, 2010 e 2015.
PROGRAMAÇÃO DO 4º FESTIVAL
Nos dias 25 e 26 de abril, a programação será totalmente realizada dentro do Pavilhão e na área externa, com várias tendas.
No segundo dia (26), a programação contará com várias atividades simultâneas, entre painéis, oficinas, roda de conversa, apresentações culturais, Sessão Solene na Câmara dos Deputados entre outros momentos.
Já no terceiro e último dia (27), acontecerá a tradicional caminhada da juventude rural em direção à Esplanada dos Ministérios.
COMUNICAÇÃO FETAG-PI/Vanderson de Paulo
Com informações da CONTAG.