A FETAG-PI participou nesta quarta-feira (25), de audiência com o Secretário estadual de Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Semar), Daniel Carvalho, para tratar de demandas da Federação com diversos temas ligados às questões ambientais. A reunião ocorreu na sede da Semar com a presença da secretária de finanças e administração, Elisângela Moura, do secretário de Meio Ambiente e Políticas de Convivência com o Semiárido, da FETAG-PI e assessor Genival Araújo.
No âmbito da tratativa entre as entidades foram pontuados a Capacitação sobre Licenciamento Ambiental, Cadastro Ambiental Rural (CAR) e Programa de Regularização Ambiental (PRA), Projeto de produção e distribuição de mudas de árvore nativas e frutíferas, Curso de educação ambiental e o apoio na regularização de seminários regionais de prevenção.
“Tratamos de temas importantes como as capacitações com os representantes sindicais na área do meio ambiente além do Cadastro Ambiental Rural (CAR) e com ele queremos avançar na regularidade ambiental do trabalhador rural e além disso dando condições de emprego e renda para que a pessoa preserve o meio ambiente e tenha uma geração de emprego e renda em prol do meio ambiente, da sociedade e do sustenta das famílias”, destacou o secretário da Semar, Daniel Carvalho.
A parceria entre as duas entidades reforça o comprometimento com o meio ambiente. “Estamos muito felizes de continuar essa parceria da FETAG-PI com a Semar porque entendemos que a agricultura familiar é parte desse fortalecimento. Saímos da reunião com a certeza que as ações resultantes beneficiarão aqueles que mais precisam, bem como o próprio Meio Ambiente”, reforça a secretária Elisângela Moura.
Ao final da reunião, ficou acertado, inicialmente, os encaminhamentos para um cronograma de início das capacitações. Para o secretário de meio ambiente da FETAG-PI, Daniel de Souza, a audiência garante uma proposta de planejamento para a agricultura familiar no ano de 2023.
“São melhorias em relação ao CAR, também para as capacitações com os STTRs e também em relação ao licenciamento ambiental. A reunião trouxe perspectivas também para a educação ambiental, na distribuição de mudas frutíferas e de espécies nativas melhorando uma relação com meio ambiente com os nossos agricultores”, pontuou Daniel de Souza.
Comunicação FETAG-PI/ Vanderson de Paulo