14 de novembro de 2024
Avenida Frei Serafim, 1884 - Centro, Teresina/PI CEP: 64001-020

FETAG-PI participa do IV Seminário Integrador da Educação do Campo na UFPI

A FETAG-PI, por meio da Secretária de Políticas Sociais, Maria Barros, do Secretário Geral, Diassis Aguiar e da Assessora Eliana Oliveira, participaram do IV Seminário Integrador da Educação do Campo. O evento acontece no auditório do Colégio Técnico de Teresina (CTT/UFPI), e teve abertura na noite de quarta-feira (18).

O encontro tem como tema: “Luta coletiva, agroecologia e formação humana”, e sua programação se estenderá por 3 dias de 18 a 20/01, onde haverá shows, exposições, palestras e oficinas.

 “Falei que a educação do campo é emancipatória e devemos discutir esse tema quando ela tem recurso específico, espaço na universidade, quando tem educadores (ras) para fazer esse papel que, para além da coletividade, é necessário a resistência. Estamos em um momento de esperança, não a esperança do esperar, mais de correr atrás e nesse momento que temos um governo democrático acreditamos que seja a hora de consolidar os espaços para a educação do campo. Também sugeri que o Seminário fizesse uma proposição de luta e resistência para continuidade da educação no campo”, comentou a Secretária de Políticas Sociais da FETAG-PI, Maria Barros.

Participaram da abertura do IV Seminário, o coordenador do curso de Licenciatura em Educação do Campo, Ariosto Moura, a Professora Sandra Regina, organizadora do evento, Diretor do Colégio Técnico de Teresina, Prof. Mouzinho e demais docentes do curso de Licenciatura em Educação do Campo além de vários acadêmicos.

Trabalhos do segundo dia

O palestrante desta quinta-feira (19), foi o Prof. Dr. Elmo Souza, onde abordou o tema: “Educação do campo no contexto atual”. Em sua fala ele enfatiza que “os movimentos sociais possuem um papel importante de luta e resistência para garantir a permanência de políticas públicas para a população campesina, bem como os ataques aos direitos dos povos do campo, criminalização dos movimentos sociais e suas bandeiras de luta”.

Comunicação FETAG-PI / Vanderson de Paulo

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *