Eleita nova Diretoria, Conselho Fiscal e Suplentes da FETAG-PI – Gestão 2022-2026
O 8º Congresso Estadual dos Trabalhadores Rurais Agricultores e Agricultoras Familiares do Piauí (8º CETTR) foi encerrado nesta quinta-feira (03) com a eleição da nova Diretoria, Conselho Fiscal e Suplentes da FETAG-PI para a Gestão 2022-2026. Ao longo dos 50 anos de história e lutas da FETAG-PI, essa foi a primeira vez que o Congresso temático e eleitoral foi realizado em plataforma virtual, por consequência da pandemia de Covid-19.
A apuração e a proclamação do resultado da eleição foram coordenadas pela Comissão Eleitoral do 8º CETTR, onde o presidente Adonias Higino anunciou que 412 delegados (as) estavam aptos a votar, foram registrados 411 votos dos delegados (a), isto é 99,76% dos credenciados, garantindo assim o quórum das eleições e declarou a chapa eleita.
Após o resultado da eleição, a secretário geral eleito presidente da FETAG-PI, Antônio José, fez um agradecimento especial a todos os delegados e delegadas, desde a realização das plenárias preparatórias até a realização do Congresso e expressou o sentimento nesse momento de finalização do 8º CETTR. “Esse momento é de agradecer a Deus pela sabedoria que nos deu de construir uma chapa única que dará continuidade ao trabalho em prol dos nossos Agricultores e Agricultoras Familiares do Piauí”.
A atual presidente eleita para a secretaria de finanças e administração da FETAG-PI, Elisângela Moura, encerrou o 8º CETTR com uma mensagem de agradecimento e de reafirmação de luta. “Não foi um Congresso fácil de realizar. Não tenho palavras para agradecer por todo o esforço, por tudo o que aconteceu até hoje, no encerramento do Congresso. Tudo isso mostra a nossa capacidade de superar dificuldades. E a Diretoria eleita reafirma nesse momento que continuaremos a luta pelo fortalecimento da agricultura familiar, pela reforma agrária e acesso à terra.
O 8° CETTR teve início na terça-feira (01), com o credenciamento e a solenidade de abertura, com uma mística e uma homenagem póstuma ao assessor de comunicação Paes Landim, falecido em dezembro do ano passado.
A leitura do edital do Congresso, foi feita pelos assessores Alionardo Santiago e Daniele Patrice, posteriormente, a presidente da FETAG-PI, Elisângela Moura, o secretário-geral Antônio José, o secretário de finanças Evandro Luz e a secretária de mulheres Marlene Veloso, deram boas-vindas aos delegados e delegadas.
Durante dois dias (01) e (02), tivemos discussões e trabalhos de grupos virtual, e a participação de autoridades e convidados (as), entre eles/as: o governador do Piauí, Wellington Dias; a vice-governadora Regina Sousa; a deputada federal Rejane Dias, o presidente da Contag, Aristides Santos; o deputado federal Merlong Solano; a secretária de mulheres da Contag, Mazé Morais; o presidente da CUT-PI, Paulo Bezerra; o presidente da CTB-PI, Elton Arruda; o presidente do PC do B-PI, José Carvalho; o coordenador da regional Nordeste da CONTAG, Erivan do Carmo; o presidente da Fetraece, Raimundo Martins; Manuel Cândido, presidente da FETARN; presidente da FETAG-BA, João da Cruz; e o Presidente da FETASE, Lucivânio de Aragão.
Nos trabalhos de grupo virtual tivemos discussão sobre a Análise de Conjuntura Política e Social Econômica e Ambiental: crises e os desafios para a agricultura familiar no contexto atual, realizado pela Prof. Dra Tânia Bacelar, economista pela UNICAP, Análise de Conjuntura Política, Social, Econômica e Ambiental: Agricultura familiar, Saúde e Direito à Vida, com o Prof. Dr. Emídio Matos, da Universidade Federal do Piauí e ainda tivemos a participação de Aristides Veras, Presidente da CONTAG, que fez análise dos Desafios para o Fortalecimento da representação Política e Organizativa do MSTTR .
DIRETORIA EXECUTIVA
PRESIDENTE: ANTONIO JOSÉ DA ROCHA OLIVEIRA, Polo de Campo Maior;
VICE PRESIDENTE: JOSÉ EVANDRO DE ARAÚJO LUZ, Polo de Picos;
SEC. GERAL: FRANCISCO DE ASSIS OLIVEIRA AGUIAR, Polo de Esperantina;
SEC. FINANÇAS E ADMINISTRAÇÃO: ELISÂNGELA MARIA DOS SANTOS MOURA, Polo Médio Parnaíba;
SEC. FORMAÇÃO E ORG. SINDICAL: LUCILENE FERREIRA DE SOUSA, Polo de Teresina;
SEC. POL AGRÁRIA: SEBASTIÃO RODRIGUES SILVA FILHO, Polo Médio Parnaíba;
SEC. POL AGRÍCOLA: ELVIS VERAS DE SOUSA, Polo de Parnaíba;
SEC. MULHERES: MARLENE DA COSTA VELOSO, Polo de Simplício Mendes;
SEC. JOVENS: REGINA GOMES DA SILVA, Polo de Curimatá;
SEC.3ª IDADE: ADIVANIR PEREIRA DE MOURA, Polo de Canto do Buriti;
SEC. MEIO AMBIENTE: DANIEL DE SOUZA SILVA, Polo de Piripiri;
SEC. POLIT. SOCIAIS: MARIA PEREIRA DA SILVA FILHA, Polo de Campo Maior;
CONSELHO FISCAL – EXECUTIVO:
1ºMEMBRO: ERINALDO JOSÉ DE ANDRADE, Polo de Picos;
2ª MEMBRO: VALDEJANE RODRIGUES DE SOUSA, Polo de Paulistana;
3º MEMBRO: JURANDIR PAESLANDIM RODRIGUES, Polo de Floriano;
4º MEMBRO: VALDENORA SANTANA ALVES, Polo de São Raimundo Nonato;
SUPLENTES DA DIRETORIA:
1º SUP.HOMEM: LIBORIO DE MOURA ROCHA, Polo de Picos;
1ª SUP.MULHER: MARIA JOAQUINA DOS SANTOS, Polo de Valença;
2º SUP.HOMEM: ALBERTO GOMES OLIVEIRA, Polo de Teresina;
2ª SUP.MULHER: MARIA DAS DORES MONTEIRO FREIRE DA SILVA, Polo de Floriano;
3º SUP. HOMEM: MAURO DE SOUSA SILVA, Polo de Simplício Mendes;
3ª SUP.MULHER: MARIA JOSÉ MORAIS COSTA, Polo de Esperantina;
4ª SUP. HOMEM: MARCIEL JÚLIO DA SILVA SOUSA, Polo de Oeiras;
5º SUP. HOMEM: PAULO JORGE DA COSTA, Polo de Paulistana;
4ª SUP. MULHER: SANDRA MARIA LEAL DE LIMA, Polo de Picos;
6º SUP. HOMEM: JANIO RIBEIRO JACOBINA, Polo de Curimatá;
SUP. JOVENS (MULHER): MARIA DE JESUS PEREIRA GALENO, Polo de Parnaíba;
SUP. 3ª IDADE (MULHER): MARIA DE FÁTIMA ALVES ARNALDO, Polo Vale do Gurgueia;
CONSELHO FISCAL – SUPLENTE
1ª ANTONIO JOSÉ CALISTO DOS SANTOS, Polo de Oeiras;
2ª ANGRA PEREIRA DOS SANTOS, Polo Vale do Gurgueia;
3ª BARTOLOMEU DE SOUSA ARAÚJO, Polo de Valença
4ª EDILENE DE OLIVEIRA ALVES, Polo Canto do Buriti;