A FETAG-PI realizou nesta quarta-feira (10) a 1ª Jornada Formativa do Piauí com a participação da Diretoria da Federação, assessoria, dirigentes sindicais, representante da CUT/PI e Diretoria da CONTAG.
A jornada aconteceu de forma virtual. Foi coordenada pela Secretária de Formação e Organização Sindical da FETAG-PI, Mazé Ribeiro e contou com a participação de pouco mais de 150 participantes e teve como objetivo, fortalecer a representação sindical junto a base.
O Secretário de Formação e Organização Sindical da CONTAG, carlos Augusto (Guto) comentou sobre o processo das jornadas que acontecem nas federações. “Nossa concepção é fazer formação, como já dizia Paulo Freire, porque este é um formato para dialogarmos com nossas bases, fazendo reflexões necessárias, porque as jornadas estão acontecendo com propostas para fortalecer nossa base, por exemplo, raízes no campo e sindicato de portas abertas. Portanto, nossa identidade de classe é esta, porque precisamos defender os trabalhadores e as trabalhadoras rurais”, frisou Guto.
Elisângela Moura, Presidenta e deputada estadual pelo Partido Comunista do Brasil (PCdoB), parlamentar que defende a Agricultura Familiar no Estado do Piauí, cumprimentou os participantes e agradeceu a participação de todos e todas que participação do momento, porque a Jornada Formativa é importante para o fortalecimento do Movimento Sindical de Trabalhadores e Trabalhadoras Rurais (MSTTR).
Durante o encontro foi debatido sobre o trabalho de base para construir e discutir estratégias da ação sindical, da organização e da sustentabilidade política e financeira do MSTTR.
FONTE: Assessoria de Comunicação da FETAG/PI – Paes Landim