14 de novembro de 2024
Avenida Frei Serafim, 1884 - Centro, Teresina/PI CEP: 64001-020

Reunião da FETAG-PI e SEMAR discutiu sobre requerimento para autorização de queimadas controladas

Durante a manhã desta quinta-feira (14) a Diretoria da FETAG-PI e dirigentes sindicais, estiveram reunidos de forma virtual com a Secretaria Estadual de Meio Ambiente e Recursos Hídricos (SEMAR), onde debateram sobre o requerimento para autorização de queimadas controladas no Piauí, conforme portaria SEMAR 059/2021.

A Secretária de Meio Ambiente e Convivência com o Semiárido da FETAG-PI, Maria Betânia, coordenou o encontro que também contou com a participação da Presidenta da Federação e deputada estadual (PCdoB), Elisângela Moura, Secretária de Mulheres, Marlene Veloso, Secretário de Política Agrícola, Elvis Veras, Secretário de Finanças, Evandro Luz, Secretário de Jovens, Diassis Aguiar, Coordenadoras/es de Polos, secretários municipais de agricultura, dirigentes sindicais e do Gerente de Licenciamento da SEMAR, Felipe Gomes.     

Após a abertura a secretária Maria Betânia comentou sobre o assunto. “Um momento importante para debatermos um assunto bastante discutido que é a questão das queimadas, e este debate divide opiniões, porém, nós da Diretoria da FETAG-PI orientamos nossos agricultores para o uso das queimadas controladas, dentro dos preceitos legais e mediante autorização, por outro lado não podemos culpar os trabalhadores rurais pelo que está acontecendo no estado com relação as queimadas, ou seja, os grandes incêndios que se alastram no Piauí”, relatou Betânia.

A deputada Elisângela reforço o comentou da secretária de meio ambiente. “Temos conversado com a SEMAR e informado que as queimadas no Piauí não são causadas pela agricultura familiar, por isso que é importante este encontro para seguirmos as orientações da SEMAR, porque nós defendemos o meio ambiente, por isso temos uma parceria com a SEMAR para continuarmos trabalhando juntos, fazendo atividades pelo interior do Estado”, frisou a parlamentar.

Felipe Gomes fez uma apresentação do sistema integrado de gestão ambiental e recursos hídricos (SIGA) e o modelo de requerimento que trata de autorização de queimadas controladas para agricultura familiar por meio desta ferramenta que a secretaria implantou de forma online e respondeu vários questionamentos e dúvidas dos participantes.

FONTE: Assessoria de Comunicação da FETAG/PI – Paes Landim

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *