Dia 1º de outubro é celebrado o Dia Internacional do Idoso e Idosa. Pessoa com idade igual ou superior a 60 anos de idade. A data marca o dia em que a Lei nº 10.741 (Estatuto do Idoso) entrou em vigor. É fundamental para reforçar a importância da proteção a esse público e para reavaliar atitudes com relação aos idosos e idosas, porque é nosso dever abraçar, proteger, zelar, amar e respeitar os idosos e idosas.
A data reforça a luta e compromisso pela valorização e garantia de direitos dos idosos e idosas do campo e da cidade. Apesar de inúmeras conquistas ao longo do tempo, são muitos os desafios encontrados pelas pessoas idosas, como, por exemplo, as dificuldades de acessos as políticas públicas como saúde, previdência, esporte e lazer, a violência, discriminação, descumprimento do Estatuto do Idoso e o endividamento extremo gerado a partir de golpes e práticas abusivas.
A Federação dos Trabalhadores Rurais Agricultores e Agricultoras Familiares do Estado do Piauí (FETAG-PI) por meio da Secretaria da Terceira Idade, aproveita a data para valorizar e reconhecer a importante contribuição dos homens idosos e das mulheres idosas ao longo de sua trajetória nas lutas do movimento sindical, com a produção de alimentos e com o desenvolvimento rural.
Viva a Mulher Idosa, viva o Homem Idoso.
Diretoria da FETAG-PI, Polos e Sindicatos.