Lailson de Sousa Rodrigues de Oliveira e Jailson de Sousa, trabalhadores rurais, residentes na comunidade Quilombola Maria, zona rural de Jacobina. Filiados ao Sindicato dos Trabalhadores Rurais Agricultores e Agricultoras Familiares (STTR), juntos eles colheram 6 toneladas de tomate.
O empreendimento começou em julho do ano passado com a plantação de 3.500 mudas. “A gente está na expectativa de colher mais duas safras nesta mesma plantação”, disse Lailson.
Ele relatou que a iniciativa partiu de Jailson. “Meu primo teve a iniciativa, mas sempre tinha vontade de encarar só que quando eu ia procurar um produto já tinham na região, aí a gente desanimava e ficava sem coragem, dizia que era difícil, até que um dia esse meu primo, deu umas pesquisadas e aí falou com um produtor da cidade de Conceição e perguntou se ele dava uma dica de como plantar, aí ele falou e nós colocamos em prática”, frisou. “Daí ficamos conversando e esse amigo foi dando as dicas para gente e deu certo. Quando ele podia vir na plantação da gente ele vinha, quando ele não podia a gente mandava foto por whatsapp e aí ele ia passando umas orientações e hoje nós sabemos como cuidar da plantação”, comentou.
Ele falou que a primeira safra foi vendida para um comprador da cidade de Lagoa Grande em Pernambuco e que a pesar do preço baixo, não teve prejuízos e o saldo foi positivo.
Eles contaram que a pesar de estarem no mercado a pouco mais de um ano, é preciso investir em equipamentos para melhorar o trabalho e a pesar de tudo estão felizes porque não precisam deixar o Piauí e trabalhar fora, pois aqui estão com a família e o empreendimento está dando certo.
Embora sejam pequenos agricultores familiares, os primos Lailson e Jailson contribuem significativamente com a produção da agricultura familiar, que nos permite uma alimentação saudável sem uso de agrotóxicos.
Viva a agricultura familiar.