A Federação dos Trabalhadores Rurais Agricultores e Agricultoras Familiares do Estado do Piauí (FETAG-PI) parabeniza Teresina pelos seus 169 anos de emancipação política celebrado neste dia 16 de agosto.
A história nos conta que o nome foi escolhido em homenagem a Imperatriz Dona Maria Teresa Cristina. Hoje capital do Estado do Piauí, Teresina é denominada de “Cidade Verde” porque suas ruas e avenidas são ladeadas por árvores.
Somos a única capital da região nordeste do Brasil que não é banhada pelo mar, porém foi a primeira capital do estado brasileiro a ser projetada e é cortada pelo Rio Poti e banhada pelo Parnaíba, rio genuinamente nordestino.
A capital piauiense é considerada uma terra acolhedora, de um povo trabalhador e quando foi criada, se tornou um centro administrativo e comercial. Cidade onde o sol brilha mais forte, por isso tem luminosidade.
Teresina se destaca dentre as capitais do Brasil por ser uma referência para o Norte e Nordeste em medicina, pela qualidade de seus médicos, pelo fácil acesso ao polo de saúde, por isso brasileiros de diversas regiões do país vêm se tratar aqui, onde o tratamento começa em receber e acolher bem as pessoas, e temos uma bem e estruturada rede de ensino público e privada que é referência nacional.
O Brasil precisa conhecer nossa querida Teresina, cidade bela, rica e hospitaleira.
Parabéns Teresina pelos seus 169 anos.
Diretoria da FETAG-PI, Polos e Sindicatos.