A Federação dos Trabalhadores Rurais Agricultores e Agricultoras Familiares do Estado do Piauí (FETAG-PI), através da Secretária de Meio Ambiente e Política de Convivência com o Semiárido, Maria Betânia, teve uma audiência, nesta manhã de quinta-feira (12), com a Promotora de Justiça, Drª Áurea Emília Bezerra Madruga, Coordenadora do Centro de Apoio Operacional de Defesa do Meio Ambiente do Ministério (CAOMA) Público do Piauí (MPPI) em Teresina.
O encontro teve como objetivo, tratar sobre as problemáticas relacionadas ao meio ambiente no Estado do Piauí, sobretudo no que se refere às queimadas e incêndios florestais.
Durante a audiência tratou ainda da proposta em dar continuidade na relação de parceria da FETAG-PI com o MPPI, onde já foram desenvolvidas diversas atividades em conjunto com o propósito de conscientização da sociedade para as questões ambientais.
A Federação entende que o tema das queimadas e incêndios florestais precisa estar em pauta como prioridade no âmbito das instituições competentes, assim como na gestão municipal e organizações da sociedade civil no sentido da promoção do processo educativo e vigilante de modo permanente e contínuo.
“Importante a parceria da FETAG-PI com o MPPI para trabalharmos na questão da conscientização e prevenção no combate as queimadas e incêndios florestais no Estado do Piauí”, destacou Maria Betânia.
Segundo dados do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (INPE), o índice de focos de queimadas no Piauí já ultrapassa 111% no período de janeiro a agosto de 2021 com 2.334 focos, contra 1.106 em 2020. Isto nos alerta para que as medidas sejam tomadas urgente.
É com esta preocupação que A FETAG-PI reafirma seu compromisso com a defesa do meio ambiente e vem sempre em articulação com os órgãos competentes para cobrar dos gestores estadual e municipais, ações efetivas e mais eficazes na prevenção e combate às queimadas e incêndios florestais.
FONTE: Assessoria de Comunicação da FETAG/PI – Paes Landim