A FETAG-PI por meio de sua Secretaria de Mulheres faz uma ampla reflexão para o “Agosto Lilás”, mês de conscientização pelo fim da violência contra a mulher.
Desde os primórdios da humanidade, há uma forte cultura patriarcal em várias sociedades que privilegia os homens, colocando-os nos espaços de poder. Essa desigualdade de gênero estrutural, essa cultura que trata com desigualdade, que subjuga as mulheres por seu gênero, é a principal causa da violência contra a mulher.
A cultura em questão não valoriza a mulher como um sujeito de direitos, como um ser, mas trata-a como um objeto que pode ser usado por homens.
Quando falamos em violência contra a mulher, pensamos apenas em agressões físicas. No entanto, os tipos de violência praticados contra mulheres não se resumem à agressão que resulta em lesão corporal.
A Lei Maria da Penha, dispositivo legal que nesse dia 07 de agosto completa 15 anos, dispõe a favor da punição de agressores em casos de violência doméstica, e discrimina cinco tipos de violência que podem ser praticados contra a mulher. Essa luta é de todas nós, por uma vida livre de todas as formas de violência, RESISTIREMOS!
Secretaria de Mulheres da FETAG-PI