Em pleno a pandemia provocada pelo novo coronavírus (Covid-19) que está vitimando milhares de pessoas em todos os Continentes, a Federação dos Trabalhadores Rurais Agricultores e Agricultores Familiares do Estado do Piauí (FETAG-PI), Polos e Sindicatos filiados seguem todas as orientações da Organização Mundial da Saúde (OMS), principalmente mantendo o isolamento social, porém, continuam com as atividades que estão sendo realizadas por meio de videoconferências, cada um em sua casa.
E para debater assuntos de extrema relevância direcionados ao Movimento Sindical de Trabalhadores e Trabalhadoras Rurais (MSTTR), nesta sexta-feira (15) a Federação e dirigentes sindicais dos Polos de Esperantina e Paranaíba, realizaram uma reunião virtual que teve ainda a participação da Secretária Nacional de Mulheres da CONTAG, Mazé Morais.
A Presidente da FETAG-PI e deputada estadual (PCdoB), Elisângela Moura, coordenou o encontro com pautas direcionadas a pandemia que está atingindo a população rural, eleições sindicais, Enem 2020, DAP’s, Campanha Solidária e outros assuntos.
Maria Barros, Secretária de Políticas Sociais da Federação disse que a entidade está preocupada com as provas do Enem 2020, agendadas para serem aplicadas nos dias 1º e 8 de novembro deste ano, e neste período de pandemia, os alunos do campo estão sendo prejudicados. “Os alunos do campo serão extremamente prejudicados porque neste período de isolamento, eles não têm as mesmas oportunidades de ensino, primeiro porque no campo nem todos têm acesso a internet e muito menos a um notebook”, destacou a secretária.
O Secretário Geral da FETAG-PI, Antônio José, falou sobre as eleições sindicais e aproveitou para pedir aos sindicatos que cancelem todos os processos eleitorais neste período de pandemia, evitando a aglomeração de pessoas e manter o isolamento social.
Durante o debate virtual Mazé Morais falou da preocupação da Confederação. “Neste momento de crise sanitária a CONTAG participa de várias reuniões, porque estamos preocupados e seguimos as recomendações da OMS (fique em casa) pois é visível que já temos várias pessoas na zona rural infectados pelo coronavírus, uma outra preocupação é com relação a violência contra mulher que teve um aumento em pleno a pandemia e também com relação a produção e a comercialização dos produtos da agricultura familiar e dizer que apesar do momento, estamos juntos para fortalecer a agricultura familiar”, comentou a secretária da CONTAG.
A Federação, Polos e Sindicatos continuarão se reunindo sempre que necessário (por videoconferência) para manter dirigentes sindicais, trabalhadores e trabalhadoras rurais informados com relação ao MSTTR.
Fique em casa.
Diretoria da FETAG-PI, Polos e STRR’s