Com a presença de dirigentes das 27 Federações filiadas ao Sistema Confederativo CONTAG, foi realizada nesta segunda-feira (25 de novembro), em Brasília/DF, a Assembleia Geral Ordinária do Conselho Deliberativo da Confederação. Na pauta, a previsão orçamentária para o período de 1º de janeiro a 31 de dezembro de 2020; O planejamento das atividades da CONTAG para 2020; Avaliação da Marcha das Margaridas 2019; e a mobilização e organização do 4º Festival da Juventude Rural e da 3ª Plenária Nacional da Terceira Idade e Pessoas Idosas, que acontecerão no próximo ano.
A FETAG-PI esteve presente através do Secretário de Jovens, D’Assis Aguiar, Secretária de Meio Ambiente, Maria Betânia, Secretária de Políticas Sociais, Maria Barros, Secretária de Mulheres, Marlene Veloso e do Secretário de Política Agrícola, Elvis Veras.
AVALIAÇÃO: MARCHA DAS MARGARIDAS 2019
Segundo ponto em debate, a Marcha das Margaridas 2019 foi avaliada de forma bastante positiva pelos(as) dirigentes das cinco regiões do Brasil. Motivo de emoção e de agradecimento compartilhado pela secretária de mulheres da CONTAG e coordenadora Geral da Marcha das Margaridas 2019, Mazé Morais. “Quando a marcha de 2015 terminou, já começamos a organizar essa edição de 2019. Nesses quatro anos, realizamos Encontros Estaduais, Caravanas, Audiências Públicas, Campanhas de Arrecadação, reuniões, venda de camisetas, rifas, bingos e debates dos 10 eixos políticos que culminaram em uma grande Plataforma Política sobre os desafios e direitos das mulheres… Todo esse caminhar só foi possível graças ao empenho incansável da Comissão Nacional de Mulheres da CONTAG, de todas as instâncias do nosso Sistema Confederativo(CONTAG, Federações e Sindicatos), das 16 organizações parceiras da Marcha, e principalmente das milhares de Margaridas do campo, da floresta, das águas e da cidade”, destacou.
Em sua 6º edição, a Marcha das Margaridas aconteceu nos dias 13 e 14 de agosto de 2019, com o lema: “Margaridas na luta por um Brasil com Soberania Popular, Democracia, Justiça, Igualdade e Livre de Violência”
O presidente da CONTAG, Aristides Santos, disse que foram positivas as aprovações do orçamento e planejamento da CONTAG, a avaliação da Marcha e as apresentações das informações do Festival Nacional da Juventude e da Plenária da Terceira Idade. “A nossa sensação é de dever cumprido. Aprovamos a previsão orçamentária e o planejamento das ações da CONTAG para 2020. Ainda tivemos uma excelente avaliação da Marcha das Margaridas 2019, que reuniu mais de 100 mil mulheres em Brasília, se reafirmando como nossa grande mobilização da classe trabalhadora. Temos uma plataforma política que agora vai se desdobrar nas pautas municipais, estaduais e também no Congresso Nacional. Seguimos na missão de realizarmos uma grande Plenária da Terceira Idade e o maior Festival da Juventude, com a presença de 10 mil jovens, em Brasília”, afirmou.
FONTE: Assessoria de Comunicação da CONTAG