Mais de 300 trabalhadores e trabalhadoras rurais, autoridades locais, lideranças sindicais e convidados prestigiaram a celebração dos 40 anos de lutas, conquistas e história do Sindicato dos Trabalhadores Rurais Agricultores e Agricultoras Familiares (STTR) do município de Nazaré do Piauí.
A cerimônia foi realizada nesta sexta-feira (23) e teve início com a celebração da missa, presidida pelo Padre Luiz de França da Paróquia de Nossa Senhora de Nazaré no Centro de Estudos Sindical Rural (CESIR) da própria entidade em seguida a participação do Pastor José Pereira da Primeira Igreja Batista em Teresina que deixou sua mensagem e um breve histórico apresentado pela ex-presidente do sindicato e atual vice-prefeita, Maria das Dores.
O STTR de Nazaré do Piauí foi fundado em 21 de julho de 1979 a partir de uma articulação de João Alves Carvalho (in memoriam) popularmente conhecido como Joca Ricardo, com o objetivo de organizar os trabalhadores(as) rurais e defender o acesso as políticas públicas.
A FETAG-PI participou do evento através do Secretário de Finanças e Administração, Evandro Luz, Secretária de Formação e Organização Sindical, Mazé Ribeiro e da deputada estadual pelo PCdoB, Elisângela Moura (presidente licenciada da federação).
Atualmente a entidade é composta por oito secretárias que atendem seus sócios(as). A Presidente, Girleide do Nascimento Santos, manifestou sua alegria em comemorar a data. “É um momento de emoção, satisfação e imensa alegria participar diretamente desta festa de 40 anos do sindicato, onde sempre buscamos parcerias, como por exemplo, junto ao Banco do Nordeste, SENAR e destaco também o INSS Digital que é uma ferramenta onde acreditamos que iremos avançar nossos trabalhos aqui no STTR”, disse. Destacou ainda a parceria com a Federação. “A FETAG-PI é nossa maior parceira porque é a base onde buscamos informações para repassar para nossos trabalhadores(as) rurais, inclusive agrademos a presença da federação aqui nesta celebração”, afirmou Girleide.
Elisângela Moura, deputada estadual falou sobre os cortes de gastos e disse que seu mandato na Assembleia Legislativa do Piauí (Alepi) está sendo voltado para a agricultura familiar.
“Estamos passando por momentos de dificuldades devido os cortes de gastos do governo federal destinados as políticas públicas (saúde, educação, segurança…) e acreditamos que quem mais sofre com isso são os trabalhadores rurais, porém é necessário nossa união e organização com os agricultores(as) para o nosso fortalecimento”, frisou. “Hoje estamos na Alepi defendendo a agricultura familiar, como por exemplo, buscando o garantia safra e já conseguimos o 2017/2018 e agora vamos lutar para o 2018/2019. Temos certeza que enquanto tivermos na assembleia, teremos o apoio dos STTR’s e municípios para conseguirmos nossos objetivos, pois nós somos os responsáveis pela história. Portanto, quero aqui parabenizar pelos 40 anos do STTR de Nazaré do Piauí, e dizer que juntos vamos trabalhar em prol do nosso povo”, finalizou a parlamentar.
O secretário da federação manifestou a alegria em participar da festa. “Esta entidade tem uma linda história de luta por acesso a terra, democracia e políticas públicas. É uma imensa satisfação para FETAG-PI participar desta celebração de quatro décadas de lutas. Dizer que este sindicato pode contar sempre com o apoio da nossa federação, para que juntos e unidos possamos manter nossos direitos garantidos. Parabéns pelas conquistas nestes 40 anos, porque o STTR de Nazaré é um exemplo para este município e o Piauí”, afirmou Evandro Luz.
Desde sua fundação o STTR de Nazaré do Piauí é filiado a FETAG-PI e CONTAG e sua bandeira é lutar em defesa dos direitos dos homens e mulheres do campo.
FONTE: Assessoria de Comunicação da FETAG/PI – Paes Landim