A Federação dos Trabalhadores Rurais Agricultores e Agricultoras Familiares do Estado do Piauí (FETAG-PI) através da Presidente e Deputada Estadual (PCdoB), Elisângela Moura, da Secretária de Políticas Sociais, Maria Barros e do Secretário Geral, Antônio José, participou nesta quinta-feira (15) no Plenário da Assembleia Legislativo do Piauí (Alepi) da Sessão Solene em Homenagem aos 20 anos do Programa Nacional de Educação na Reforma Agrária (Pronera) no Piauí.
O ato foi uma proposição dos deputados, Elisângela Moura e Francisco Limma (PT). Mais de cem alunos, professores, convidados e autoridades participaram do evento, dentre eles o Reitor da Universidade Estadual do Piauí (UESPI), Nouga Cardoso, Vice-Governadora, Regina Sousa, dentre outras.
O Pronera propõe e apoia projetos de educação voltados para o desenvolvimento das áreas de reforma agrária e tem o apoio da FETAG-PI e está completando 20 anos no Estado do Piauí.
O programa surgiu com o objetivo de dar o acesso as populações camponesas, como reportou Francisco Sávio, aluno do 8º período em Licenciatura em Educação do Campo (LEDOC’S). “Principalmente através da luta do movimento sindical que luta pela terra e o bem-estar das populações camponesas, então foi criado o Pronera que visa levar o acesso desde a alfabetização até a pós-graduação uma educação para estas populações de uma forma contextualizada”, comentou. “Hoje nosso sentimento é de alegria porque temos a deputada Elisângela Moura, como nossa representante dentro do movimento sindical que veio das bases articulada para nos representar dentro da Alepi, e este é um momento importante, porque quando temos as pessoas que são do nosso meio dentro do espaço político, eles fazem a diferença como é o caso da nossa companheira Elisângela que está presente em todos os espaços nos representando”, afirmou Sávio.
Para o deputado Limma o programa é uma conquista do Movimento Sindical de Trabalhadores e Trabalhadoras Rurais (MSTTR). “Esta é uma conquista do MSTTR que beneficia os assentamentos da reforma agrária, e nós sabemos que esta é nossa luta, como por exemplo, ontem (14) estivemos em Brasília com a deputada Elisângela participando da 6ª edição da Marcha Nacional das Margaridas, o maior evento de mulheres da América Latina”, disse. “Em 20 anos de Pronera sabemos que ainda temos muito para conquistarmos porque reconhecemos as necessidades que este projeto requer, principalmente vindo do Governo Federal. O mais quero aqui parabenizar pelos 20 anos de sua existência aqui no Piauí e afirmar que estamos à disposição.
A deputada e presidente da Federação também afirmou que seu mandato está a disposição para contribuir com a educação do Piauí. “Primeiro quero parabenizar pelas duas décadas de existência do Pronera no Piauí e confirmar o apoio da FETAG-PI e nosso mandato e juntos somar apoio ao programa, para ajudar nossos jovens, pois acreditamos no seu potencial e unidos contribuir com a agricultura familiar”, mencionou Elisângela Moura.
Após a sessão deputados presentes, alunos, professores e convidados participara de um coffee black.
FONTE: Assessoria de Comunicação da FETAG/PI – Paes Landim