15 de novembro de 2024
Avenida Frei Serafim, 1884 - Centro, Teresina/PI CEP: 64001-020

Em Montevidéu, Uruguai, FETAG-PI participa da Conferência Regional da América Latina e Caribe

Teve início hoje (21) e segue com programação até quinta-feira (23 de maio) em Montevidéu, capital do Uruguai, a Conferência Regional da América Latina e Caribe, com a presença das organizações integrantes do Fórum Mundial Campesino. O evento é organizado pela COPROFAM – Confederação das Organizações de Produtores Rurais do MERCOSUL, com apoio do FIDA – Fundo Internacional de Apoio Agrícola, da ONU (Organizações das Nações Unidas).

A Federação dos Trabalhadores Rurais Agricultores e Agricultoras Familiares do Estado do Piauí (FETAG-PI), participa da ação através do Assessor da Vice-Presidência e Secretaria de Relações Institucionais, Simão Oliveira.

A Conferência pretende alcançar quatro objetivos:
I) Identificação das políticas públicas para a agricultura familiar vigente, que se conectam com a agenda 2030;

II) As recomendações do Fórum Mundial Campesino para melhorar o funcionamento dos projetos FIDA nos países da América Latina e Caribe;

III) As recomendações para melhorar as articulações da agenda com as organizações da agricultura familiar para implementação do Plano de Ação do Decênio da Agricultura Familiar ao longo dos ODS;

IV) Os novos mecanismos de ação das organizações da agricultura familiar campesina e indígena, para melhor desempenho como intermediários da população rural, nos governos e no FIDA, e demais órgãos que atuam na região em apoio ao setor.

“Nossa participação é fundamental para melhorar a atuação como agentes de mobilização e organização dos agricultores e agricultoras familiares do Piauí, frente a implementação dos projetos com apoio financeiro do FIDA”, pontuou Simão Oliveira.

Também participam do evento o Vice-Presidente e Secretário de Relações Internacionais da CONTAG, Alberto Ercílio Broch, que fez parte da COPROFAM, e representantes das federações da Paraíba, Sergipe e Bahia.

FONTE: Simão Oliveira

 

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *