A Diretoria da FETAG-PI vem por meio desta nota se solidarizar com as famílias vitimadas pelo rompimento da barragem da mineradora Vale em Brumadinho- MG, ocorrido na última sexta-feira (25), onde até o momento estão confirmados 60 mortos e 292 desaparecidos, de acordo com informações do portal G1.
Esta tragédia demonstra que mais uma vez o CAPITALISMO vem promovendo danos ambientais de impactos irreparáveis causando a destruição dos meios naturais, a perda de vidas humanas e a destruição dos meios de produção prejudicando a população do campo e da cidade.
Uma das principais bandeiras de lutas da FETAG-PI é em relação à preservação e respeito do meio ambiente, por isso, vimos colocar a nossa indignação e repudiar veementemente o modelo de exploração do minério que não cumpre a legislação ambiental na sua totalidade, e consequentemente acarreta em inúmeros desastres ambientais de proporção irreversíveis.
Portanto, nos solidarizamos com as centenas de famílias que estão sofrendo com a dor da perda e da falta de informação de seus familiares, além de aproveitarmos também, para reafirmarmos nossa luta em defesa da vida e do meio ambiente.