Com a presença de um público de mais de 80 educandos e educandas populares vindo de várias localidades do estado, a FETAG-PI deu início nesta segunda-feira (22), através da Secretaria de Formação e Organização Sindical, ao primeiro módulo da VI Turma Estadual da ENFOC, que esse ano traz como tema: “Formação social e projetos de sociedade em disputa ao longo da história da humanidade”.
O encontro está acontecendo no Cesir da Federação e conta com uma programação recheada durante os 05 dias, onde serão realizadas Místicas, Cirandas de Conversas, Apresentações Culturais, Chamada da Marcha das Margaridas 2019, Oficinas Temáticas, Cine ENFOC, dentre outras atividades até sexta-feira (26).
Os educandos e educandas foram recebidos por uma grande ciranda cantada com músicas do movimento sindical, onde todos e todas foram convidados a amarrarem fitas de compromisso em um pé de cajueiro como símbolo de fortalecimento e resistência em homenagem à companheira e educadora popular in memória, Joyce Maia, que faleceu na última terça-feira (16), em decorrência de complicações respiratórias.
O encontro tem por objetivo proporcionar uma política para lideranças, dirigentes, assessoria e funcionários (as) do MSTTR, visando fortalecer e qualificar sua atuação na luta pela disputa de projetos de sociedade, nos espaços de formação, negociação e monitoramento de políticas públicas de desenvolvimento rural sustentável e solidário e na gestão das entidades sindicais.
Para a Secretária de Formação e Organização Sindical da FETAG-PI, Mazé Ribeiro, esta é uma oportunidade de aprendizagem. “Este é um momento especial, pois estamos tratando de formação e somos cientes de que ela é o caminho para vivermos com dignidade, sobretudo no meio rural onde temos que fazê-la nas nossas bases, sejam nos assentamentos ou comunidades. Portanto, vamos valorizar este espaço de oportunidades, porque acreditamos que a ENFOC tem poder de nos transformar, fazendo militantes do movimento sindical”, disse a secretária.
Segundo a Secretária Nacional de Mulheres da CONTAG, Mazé Morais, é necessário acreditarmos no MSTTR. “Este processo de formação é fundamental para o nosso movimento, porque aqui plantamos sementes do bem, mas é necessário fortalecer este espaço, pois são grandes os desafios e a ENFOC nos possibilita este fortalecimento”, comentou.
A Presidente da FETAG-PI, Elisângela Moura, afirmou que investir na formação é um compromisso da Federação. “Realizar a VI Turma Estadual da ENFOC é nosso compromisso porque damos oportunidades para nossos dirigentes sindicais. Nos preocupamos com a formação e esta Escola nos traz aprendizagens e nos faz multiplicadores de conhecimentos em nossas bases”, frisou a presidente.
Na parte da tarde, os/as dirigentes sindicais dialogaram sobre O Contexto Político Atual e o MSTTR, com os facilitadores da mesa Elton Arruda (CTB), Paulo Bezerra (CUT) e Mazé Morais (CONTAG), sobre a moderação da Secretária Mazé Ribeiro. Em seguida, aconteceu uma Ciranda de Conversas sobre o Projeto Político do MSTTR.
Neste primeiro módulo, dois eixos serão abordados: Temático- Ação sindical e Desenvolvimento Rural Sustentável e Solidário; Pedagógico- Memória, identidade e pedagogia para uma nova sociabilidade.
FONTE: Assessoria de Comunicação da FETAG-PI – Roana Wrsula e Paes Landim.