A Presidente da FETAG-PI, Lucilene Ferreira prestigiou na manhã deste sábado (11), a Abertura Oficial da II Feira Municipal da Agricultura Familiar da cidade de Nazária, que aconteceu ao lado da sede do STTR.
O evento foi uma realização do Sindicato dos Trabalhadores Rurais Agricultores/as Familiares do município com o apoio da FETAG-PI, Prefeitura de Nazária, EMATER e SDR.
A feira teve como objetivo promover a comercialização dos produtos da agricultura familiar e de produtores da reforma agrária diretamente a população local. Sendo marcada pela troca de saberes, experiências, celebrações de conquistas e potencialidades locais.
A II Feira contou com a participação de 43 expositores, que ofereceram uma variedade de produtos agrícolas, criação de animais, artesanato, comidas típicas, saberes e cultura da terra, vendidos direto do produtor rural para a população presente de Nazária e municípios vizinhos, como foi o caso das caravanas que vieram de União e José de Freitas, estando representadas pelos sindicalistas Gonçalim e Maria do Livramento.
De acordo com a Presidente da FETAG-PI, Lucilene Ferreira, esse momento é muito importante para a vida do sindicato, uma feira como essa é essencial para os agricultores familiares deste município, portanto, a FETAG-PI está aqui para prestigiar, apoiar e incentivar os trabalhadores rurais.
“Eu fico muito feliz em está em uma feira apoiando os agricultores e ver que quem também está participando são representantes do município e dos órgãos do governo, que são parcerias importantes entre as instituições e que é fundamental para que o sindicato possa realizar um bom trabalho a frente da instituição. Para nós da FETAG é uma imensa satisfação está presente aqui, queremos reafirmar mais uma vez o nosso compromisso com os nossos agricultores familiares e parabeniza mais uma vez o sindicato de Nazária por esse belíssimo trabalho, pois o importante é a gente está valorizando o trabalho de cada produtor que está comercializando seus produtos orgânicos da agricultura familiar, mas que infelizmente a gente ver que ainda não é bem valorizado no estado e nem no município, mesmo sabendo que a agricultura familiar é quem sustenta esse país, e que mais de 70% dos alimentos que chegam as mesas brasileiras são provenientes desses trabalhadores rurais”, enfatizou.
Durante a solenidade de abertura do evento estiveram presentes a Diretoria do STTR de Nazária, nas pessoas da Presidente e Vereadora Marinalva de Sousa e da Secretária de Política Agrícola e Agrária, Maria Lúcia; Presidente da FETAG-PI, Lucilene Ferreira; Prefeito, Osvaldo Bonfim; Vice-Prefeito, Marcello Fonseca; Vereador Ribamar da Bananeira; representantes de Secretarias do governo; representando todos os feirantes, Sr. Neném; Diretora da Agricultura Familiar da SDR, Liz Elizabeth; Presidente da CUT-PI, Paulo Bezerra; Representando o EMATER, Kalil Luz; Coordenador do Polo Sindical de Teresina, Domingos da Silva; Representante do Banco do Nordeste, Moacir; Superintendente do Artesanato do Piauí, Jordão Costa; Assessor jurídico do Sindicato, Carlito Feitosa; além de agricultores e agricultoras que estavam comercializando e comprando produtos e demais parceiros do Sindicato.
A presidente do sindicato, Marinalva de Sousa agradeceu de coração a cada um e cada uma que colaborou para que esse espaço de divulgação dos produtos dos agricultores/as existisse e disse que a II Feira da agricultura familiar é um grande desafio, mas é também um espaço que mostra as potencialidades que Nazária possui.
“Precisamos divulgar, precisamos trabalhar com o que a gente tem, todos os produtos vendidos aqui são produtos da terra. E por isso, estamos lutando para permanecermos todo sábado comercializando, mas nosso sonho mesmo é vermos o nosso mercado municipal criado para termos nosso próprio espaço de comercialização”, concluiu.
No final, os visitantes puderam apreciar uma boa música ao som de uma banda local e participaram do bingo de um bode.