O dia 15 de junho foi criado em 2006, através da Organização das Nações Unidas (ONU) e pela Rede Internacional de Prevenção à Violência à Pessoa Idosa.
A data marca o Dia Mundial de Conscientização da Violência contra a Pessoa Idosa.
O objetivo da data é criar uma conscientização social e política da existência da violência contra a pessoa idosa, e simultaneamente, disseminar a ideia de não aceitá-la com naturalidade, evidenciando a necessidade da articulação em rede para o enfrentamento da violência. Tornando-se primordial, que se discuta com o segmento jovem o papel do mesmo no enfrentamento à violência contra a pessoa idosa, sendo imprescindível o debate, a reflexão, a apresentação e o fortalecimento das diversas formas de prevenção.
Por fim, ressaltamos que os casos de violência devem ser denunciados junto aos órgãos competentes, como preconiza o Estatuto do Idoso em seu Art.19: I- Autoridade Policial; II – Ministério Público; III – Conselho Municipal do Idoso; IV – Conselho Estadual do Idoso; V – Conselho Nacional do Idoso. Ou ainda: Delegacias do Idoso, Defensoria Pública, e Disque Direitos Humanos – Ligue 100.
“É DEVER DE TODOS PREVENIR A AMEAÇA OU VIOLAÇÃO DOS DIREITOS DO IDOSO”
Estatuto do Idoso