O auditório do Centro de Formação Sindical Rural (CESIR) da FETAG-PI em Teresina, recebeu nesta quarta-feira (25) parte da Diretoria Ampliada da Federação, coordenadores de pólos e representantes de sindicatos, para capacitação do INSS Digital que foi coordenada pela da Secretaria de Políticas Sociais da FETAG-PI.
O INSS Digital consiste na construção de um novo fluxo de atendimento para aumentar a capacidade da autarquia de reconhecer direitos. Os pilares do projeto são o processo eletrônico – agendamento e concessão de benefício pela Internet para o segurado (deverá ser testado futuramente) ou por meio de entidade (sindicato dos trabalhadores e trabalhadoras rurais) representativa que tenha celebrado Acordo de Cooperação Técnica com o INSS – e a distribuição das demandas entre as unidades.
A capacitação teve a presença de várias lideranças. Vice-presidente da FETAG-PI, Lucilene Ferreira, Secretária de Políticas Sociais, Maria Barros, Secretária de Mulheres, Marlene Veloso, Secretário de Política Agrária, Devaldo Nunes, Secretário de Política Agrícola, Elvis Veras, Secretário Geral, Antônio José, Secretário de Finanças, Evandro Luz e o Gerente de Atendimento do INSS da Gerencia de Teresina, João Ricardo.
Segundo a Secretária de Políticas Sociais, é fundamental entender o INSS Digital. “Temos que compreender e fazer com que nossos dirigentes sindicais entendam o que é o programa desde sua implantação, desafios para requerimentos e resultados”, comentou.
Agradecemos a contribuição do Gerente de Atendimento do INSS da Gerencia de Teresina, que veio nos capacitar de maneira técnica e política, conversando com nossos dirigentes, compreendendo que políticas sociais é bem mais abrangente, porque precisamos nos dedicar, nos desafios da articulação da educação do campo, garantia da saúde da população do campo, enfim, todas as políticas públicas”, finalizou Maria Barros.
Para o representante do INSS, João Ricardo, o trabalhador rural, terá um grande benefício através desta ferramenta. “A digitalização do INSS permite por exemplo, que o homem do campo procure uma agência do ISNN de 50, 60 km de distância e faça seu atendimento em qualquer lugar onde tenha acesso a internet junto ao seu sindicato, assim economiza tempo e despesas com deslocamento”, frisou. “Na verdade, o objetivo do INSS Digital é aproximar as pessoas, quebrar essas distâncias fisicamente”, concluiu o Gerente de Atendimento do INSS da Gerencia de Teresina.
O programa permite o cidadão, a partir da utilização das tecnologias, ficar mais próximo das ferramentas digitais e poderá usar o mesmo de qualquer município do país.