4 de dezembro de 2024
Avenida Frei Serafim, 1884 - Centro, Teresina/PI CEP: 64001-020

FETAG/PI promove Seminário de Assalariados Rurais

Teve início hoje (20) no Centro de Formação Sindical Rural (Cesir) da FETAG/PI em Teresina, o Seminário Estadual de Assalariados(as) Rurais, com o tema “Na luta por direitos e trabalho digno, unidade política e organização de base”. O evento é promovido pela Secretaria Estadual de Assalariados Rurais da FETAG em parceria com a Contag e Contar.



















Durante a cerimônia de abertura, várias lideranças esteve presentes. Presidente da FETAG, Elisângela Moura, vice-presidente, Lucilene Ferreira, Secretário de Assalariados Rurais, Simão Reinaldo, dentre outros diretores da federação. Teve ainda a presença da Dra. Paula Mazullo do Ministério do Trabalho e Emprego (MTE), Dra. Margarida Lúcia, Dr. Paulo Lima – AITEPI, Presidente da Contar, Antonio Lucas e o Secretário Geral da Contar, Júnior, além de coordenadores de polos e vários secretários de assalariados dos STTR’s.

O seminário tem como objetivo principal, refletir sobre o processo de organização e formação dos assalariados rurais em parceria com os agricultores familiares, reafirmando o compromisso por trabalho digno no campo, além de propor ações de organização e formação política para o fortalecimento da base assalariada.

Vários assuntos estão sendo discutidos como os impactos da reforma trabalhista sobre a classe trabalhadora rural que foi ministrada pela representante do MTE. “De acordo com o projeto que tramita no Congresso, essa reforma prevê, que o trabalhador rural, deixe de receber salário, para receber apenas casa e comida”, comentou. “Ela não pode ser aceita pela sociedade, e a classe trabalhadora rural de assalariados e agricultores familiares são unidas e acredito que não vão deixar essa reforma ser aprovada para lhes prejudicarem”, afirmou Paula Mazullo.

Segundo o Secretário Estadual de Assalariados(as) Rurais, já está sendo criando a federação e sindicatos de assalariados rurais. “Vamos fazer um trabalho no Cerrado Piauiense, a fruticultura, palha de carnaúba, cana-de-açúcar, a pecuária, enfim, todas as categorias, por isso estamos realizando esta atividade para encaminharmos e juntos desenvolvermos um grande trabalho no Estado do Piauí”, frisou Simão Reinaldo.

As atividades seguem até amanhã (21) com a socialização e trabalhos, avaliação e plano de ação para os assalariados rurais.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *