A FETAG-PI por deliberação do MSTTR/CONTAG participará do DIA NACIONAL DE LUTA, convocado pelas Centrais Sindicais e aproveita para convocar também, os representantes de todos os Sindicatos Piauienses para realizar uma grande manifestação CONTRA A REFORMA DA PREVIDÊNCIA, no dia 19 de Fevereiro, com concentração ás 8:00h da manhã na Praça Rio Branco.
Organizem suas caravanas e vamos ocupar as ruas de Teresina, com o objetivo de frearmos os retrocessos e as retiradas de direitos promovidos pelo Governo de Michel Temer, principalmente no que diz respeito aos Trabalhadores/as Rurais.
A proposta é tão ou mais perversa do que as anteriores (trabalhista e terceirização). As trabalhadoras e os trabalhadores do setor público e do privado serão prejudicados em todas as situações impostas pelas novas regras. Se a reforma for aprovada, a classe trabalhadora terá que trabalhar mais, enfrentar mais condições precarizadas que foram legalizadas pela nova lei trabalhista, ganhar menos e, ainda, correr o risco de não conseguir se aposentar.
Os ataques aos direitos da classe trabalhadora vão desde a redução no valor das aposentadorias, fim da aposentadoria por tempo de contribuição, idade mínima de 65 anos para homens e 62 para mulheres, exigência de 40 anos de contribuição para ter direito ao valor integral do benefício integral, até regras mais rígidas para os servidores públicos.
Essa proposta é ainda mais desumana em relação aos/as trabalhadores/as rurais, pois os agricultores e agricultoras familiares somente poderão se aposentar mediante a comprovação de 15 anos de contribuição mensal; os trabalhadores assalariados e assalariadas rurais terão que se aposentar com a mesma idade que os urbanos (65 anos para homens, 62 anos para mulheres) e com base no aumento da expectativa de vida, a idade mínima para aposentadoria, inclusive dos trabalhadores e trabalhadoras rurais, será elevada pelo governo por meio de lei ordinária.
Neste cenário nebuloso que o Brasil passa, a manifestação do dia 19 de fevereiro se afirma como um momento de unidade, força, militância e luta dos trabalhadores e trabalhadoras rurais para derrotar esta Reforma.
Por isso, para barrar as reformas e defender os direitos da classe trabalhadora rural e urbana, é que a FETAG-PI aproveita mais uma vez, para convocar todos os Dirigentes Sindicais e a Classe Trabalhadora Rural, para seguirem em defesa dos direitos sociais e Contra a Reforma da Previdência.
Para isso, orientamos aos nossos Sindicatos que venham até Teresina e se juntem a nós nesta grande mobilização ou então se juntem em suas regiões e fortaleçam as mobilizações regionais por todo o Piauí, contra os desmontes do atual governo. Vamos mostrar nossa força e pressionar os parlamentares a votarem CONTRA A REFORMA DA PREVIDÊNCIA.
#NÃOAREFORMADAPREVIDÊNCIA
#SEVOTARNÃOVOLTA
#LUTARRESISTIRENÃODESISTIR!