4 de dezembro de 2024
Avenida Frei Serafim, 1884 - Centro, Teresina/PI CEP: 64001-020

FETAG-PI deu início ao seu 7° Congresso Estadual de Trabalhadores Rurais Agricultores/as Familiares

Com o tema: Organização e Unidade Política para o Fortalecimento da Agricultura Familiar, a FETAG-PI deu início na tarde desta quarta-feira (31), ao seu 7° Congresso Estadual de Trabalhadores Rurais Agricultores e Agricultoras Familiares (7º CETTR), no seu Centro de Estudo Sindical Rural (CESIR), em Teresina. O evento acontecerá até sexta-feira (02), com uma programação recheada de debates e grupos temáticos voltados para a agricultura familiar.

A abertura oficial do 7° CETTR contou com a presença de mais de 600 pessoas, entre Diretoria Ampliada; Delegados/as; Coordenadores de Polos; Presidente da CONTAG, Aristides Veras; Governador do Piauí, Wellington Dias; Secretária Nacional de Mulheres da CONTAG, Mazé Morais; Secretários de Governo; Líderes Políticos Piauiense e Cearense; Centrais Sindicais a nível Estadual e Nacional; Lideranças Sindicais da Região Nordeste e demais Convidados.

A Presidente da FETAG-PI, Elisângela Moura deu as boas vindas aos delegados e delegadas. “Queremos nesse momento cumprimentar os/as delegados/as, trabalhadores e trabalhadoras e demais convidados aqui presentes, queremos dizer da nossa alegria e satisfação de tê-los aqui, quero aqui registrar que foram mais de 214 assembleias realizadas em todo o estado para que pudéssemos ter esse grande plenário no nosso congresso, a fim de fortalecer o nosso compromisso na luta em prol do homem e da mulher do campo”.

O plenário foi recebido com a apresentação cultural da Orquestra Sanfônica “Seu Dominguinhos”, comandada pelo maestro Ivan Silva, que tocou lindamente os hinos do Brasil e do Piauí, além de músicas de Luiz Gonzaga que marcam até hoje a vida de milhões de nordestinos.

O Governador do Piauí, Wellington Dias aproveitou o momento para falar da importância da parceria Governo e Federação.

“Nunca poderemos nos esquecer da luta de classe, temos uma política de sobrevivência, estamos vivendo um momento grave na história, por isso a importância da parceria com o povo do campo, que poderemos estender além dos Gritos da Terra Piauí, Seguro-Safra, Política de Sementes e de apoio aos avanços tecnológicos”.

No decorrer do Congresso serão realizadas as deliberações do Movimento Sindical Piauiense e as decisões tomadas aqui servirão para direcionar a Federação e os 224 Sindicatos filiados pelos próximos 04 anos (2018/2022).

De acordo com o Presidente da CONTAG, Aristides Veras, o 7º congresso da Federação é muito importante. “Estamos passando por um momento muito ruim, principalmente diante desta atual conjuntura que estamos vivenciando, quero dizer aqui para vocês que temos uma missão no Piauí e vamos cumprir.

Além disso, Aristides agradeceu a contribuição dos 04 Diretores que estão saindo da executiva da Federação, mas que sempre farão parte das lutas do MSTTR nas suas regiões.

“Nosso congresso traz uma grande responsabilidade, nós já sabemos que com essa Reforma da Previdência teremos retirada de direitos, serão grandes perdas para a classe trabalhadora, o ano de 2017 foi desafiador e 2018 será ainda mais, precisamos discutir novas estratégias, pois o atual cenário é muito prejudicial ao movimento sindical e social, e sabemos que os nossos agricultores precisam ter seus direitos conquistados protegidos”, finalizou Elisângela.

Logo após a mesa de abertura, foi realizada uma análise de conjuntura com o Presidente da Contag, Aristides Veras e o Deputado Estadual do Ceará e Ex-Presidente da FETRAECE, Moisés Braz, que pontuaram a responsabilidade que o Movimento Sindical Rural deve ter diante da situação política e social que se encontra o Brasil, a fim de elegerem candidatos orgânicos do MSTTR ou candidatos ligados as pautas da Agricultura familiar.

Diante de tudo isso, esse Congresso se mostra importante para o Movimento Sindical buscar novos caminhos que fortaleçam a ação sindical, em especial com a base, com o propósito de ampliar a representatividade e a capacidade de ação político-sindical assegurando a melhoria da qualidade de vida para os agricultores/as familiares Piauiense.

 

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *