Notícias

O tema de Renegociação de Dívidas foi pauta de reunião virtual realizada na manhã desta nesta sexta-feira (19), entre FETAG-PI, Sindicatos e Banco do Nordeste para tratar das condições e aspectos relativos à renegociação junto ao BNB. O objetivo do encontro sobre a lei 14.554/2023, visa trazer esclarecimentos, informes e nivelamento sobre as condições de negociação.

“ FETAG-PI, BNB vamos estar juntos aos nossos agricultores para que possamos tirar eles dessa inadimplência que está nesse momento, tendo todo esse olhar das dificuldades”, disse o presidente da FETAG-PI, Antônio José. “Isso vai nos permitir dentro de uma nova proposta de fortalecimento da Agricultura Familiar empenhados junto ao Banco, de permitir que esses agricultores que estão inadimplentes possam ter crédito mais uma vez, crédito para a organização da produção”, acrescentou o presidente da FETAG-PI, Antônio José.

 O gerente executivo de negócios estadual de agricultura familiar do Banco, Jaelson Torres, explicou que a instituição vai realizar um dia “D” de rodadas de negociação nos municípios piauienses, mas que vão atingir os 224 municípios.

Participaram da reunião, o presidente da FETAG-PI, Antônio José, secretária de jovens, Regina Gomes, Secretária de políticas sociais Maria Barros, Secretário Geral, Disassis Aguiar, o assessor da secretaria de Política Agrícola, João Lopes. Além da equipe do BNB, José Willians, os gerentes regionais e mais 164 representantes dos Sindicatos. 

COMUNICAÇÃO FETAG-PI/ Vanderson de Paulo.

A Federação dos Trabalhadores Rurais Agricultores e Agricultoras Familiares do Estado do Piauí – FETAG-PI, abriu processo seletivo simplificado para seleção de pessoal técnico para atuar no âmbito do Projeto de Quintais Produtivos. São ofertada 1 (uma) vaga para função de Coordenadora de Campo, sendo destinada para o sexo feminino.


A contratação tem duração de 12 meses (um ano) com carga horária de 40h/ semanais, conforme o contrato firmado entre a FETAG-PI e Associação Programa Um Milhão de Cisternas – AP1MC. O valor do salário será combinado conforme a planilha financeira prevista para executar o plano de trabalho definido em conjunto entre a FETAGPI e a AP1MC.

A selecionada atuará em Comunidades Rurais nos municípios de Teresina, Valença e Pio IX. Os requisitos e tarefas exigidos para a referente vaga de Coordenadora de Campo estão disponíveis no
EDITAL. Consulte AQUI.

Entrevistas mostra um pouco da História da FETAG-PI contada por dois ex-presidentes. Em 53 anos de fundação a história da FETAG-PI foi marcada pela atuação de grandes dirigentes.

Conheça dois Ex-presidentes – OSMAR ANTÔNIO DE ARAÚJO e o Ex-presidente – ADONIAS HIGINO DE SOUZA que contaram como foi a trajetória da FETAG-PI de sua fundação aos dias atuais.

OSMAR ANTÔNIO DE ARAÚJO

Começou sua atuação no movimento sindical em 1970, data de fundação da FETAG-PI. Foi um dos primeiros fundadores da FETAG-PI. O primeiro presidente da FETAG-PI foi Manoel Luciano, depois assumiu Henrique Gomes Vilanova e em 1974 Osmar assume como tesoureiro da FETAG-PI em março de 1975.

Em 1994 Osmar foi vice-governador do Piauí e teve larga atuação na política do Estado. Pela FETAG-PI ele trabalhou por 20 anos na Federação.

Em seu depoimento ele conta das lutas da FETAG-PI, Sindicatos e CONTAG sobre a Reforma Agrária e das conquistas da Aposentadoria do Trabalhador Rural na época. Osmar destaca que a FETAG-PI sempre foi uma instituição respeitada e ética junto os trabalhadores familiares, outras entidades e imprensa.

ASSISTA A ENTREVISTA AQUI https://youtu.be/_mL5sPMbWYk


 

ADONIAS HIGINO DE SOUZA

É natural de Altos e se dedicou grande parte de sua vida ao movimento sindical. Foi presidente do Sindicatos dos Trabalhadores de Altos e foi presidente da FETAG-PI em 1990 assumindo na metade do mandato de Osmar Araújo que assumiu como vice-governadora do Piauí.

Na FETAG-PI Adonias atuou por 20 anos e também foi secretário de algumas secretarias. Ele comenta que o período da década foi marcado por conflitos no campo, processos de grilagem e a exploração de mão de obra barata e infantil onde a FETAG-PI denunciou.

Adonias Higino reforçou que a FETAG-PI sempre atuou pelas melhorias das conquistas para os trabalhadores rurais, a aposentadoria rural, educação do campo e sobretudo na defesa do trabalhador do campo. Adonias detalha que em 1990 a FETAG-PI ampliou a organização sindical e o número de seus Sindicatos no período.

ASSISTA A ENTREVISTA AQUI. https://youtu.be/0hckPjLYzyw

Comunicação FETAG-PI/ Vanderson de Paulo.

Você já imaginou as vantagens que poderia conquistar ao tornar-se membro do Sindicato dos Trabalhadores Rurais Agricultores e Agricultoras Familiares do seu município? 

Ao unir-se ao Sindicato, você não apenas fortalece a voz dos agricultores de sua região, mas também abre as portas para uma série de benefícios. Sua participação é fundamental para fazer a diferença! 

Não perca a chance de explorar todas as oportunidades que o Sindicato tem a oferecer. Entre em contato agora mesmo ou faça-nos uma visita pessoalmente na própria sede do STTR/Straaf de sua cidade. Mal podemos esperar para recebê-lo na família dos nossos Sindicatos.

O Sindicato dos Trabalhadores Rurais Agricultores, Agricultoras Familiares está sempre ao seu lado, pronto para ajudar e apoiar! 

COMUNICAÇÃO FETAG-PI/ Vanderson de Paulo.
«InícioAnt12345678910PróximoFim»
Página 1 de 307