A FETAG-PI realizou durante toda esta segunda-feira (18/12) com a presença da Diretoria, no seu Centro de Formação Sindical (Cesir), em Teresina, os coletivos de Mulheres, Juventude e Terceira Idade. Os Coletivos discutiram as ações das referidas secretarias desenvolvidas em 2023 e as estratégias para 2024.
O evento contou com a presença da Diretoria da FETAG-PI- Presidente Antônio José, Vice-Presidente, Evandro Luz, Secretária de Jovens, Regina Gomes, secretária de Mulheres, Marlene Veloso, Secretária da Terceira Idade, Advanir Pereira, secretária de Finanças, Elisângela Moura, Secretário de Políticas Agrária, Sebastião Rodrigues, Secretário de Meio Ambiente, Daniel Silva, Coordenadores de Polos, membros do conselho fiscal e dirigentes sindicais.
No coletivo de mulheres contou com cerca de 22 participantes onde discutiram políticas públicas para agricultoras familiares e pensou as estratégias de fortalecimento para 2024 como frisou a secretária de Mulheres Marlene Veloso.
“Estão presentes todas as titulares do Coletivo e as que não puderam mandaram as suplentes. Contamos com a participação da Secretária de estado de políticas para mulheres, Zenaide Lustosa e equipe falando de políticas para as mulheres. Fizemos uma avalição da Marcha e à tarde tratamos das ações para o ano que vem iniciando com o dia Internacional da Mulher, 8 de Março, apresentamos o relatoria anual da Secretaria e vamos construir o planejamento de ações para 2024 que tratará de mais mulheres rurais na política; dos editais frutos da Marcha das Margaridas e teremos um momento de sistematização da Marcha de 2019 com a companheira Dviana Rodrigues”, detalhou.
Os dezesseis participantes do coletivo de jovens pautaram os frutos da realização do Festival da Juventude como bem destacou a secretária de jovens da FETAG-PI, Regina Gomes. “Explicamos para a juventude qual era o papel deles quanto participantes e representantes do Coletivo Estadual de Juventude, trazendo seus compromissos, obrigações, direitos e deveres representativos de um polo regional. Falamos qual era o papel de compreender as atuações do MSTTR, quais as deliberações e ações a serem realizadas. Passamos pela parte da construção de propostas de ações estratégicas de 2024 que encerraremos falando da conferência nacional de juventude, sucessão rural, festival e encaminhamentos”, contou.
A tarde o coletivo contou com explanação do Fomento Jovem onde o assessor da FETAG-PI, João Lopes trouxe essa demanda que foi uma conquista do Festival da Juventude. O integrante jovem do Coletivo Jonas fez uma apresentação do Intercâmbio dele na Argentina que representou a FETAG-PI e a juventude rural do Estado.
“O coletivo da Terceira Idade trouxe o diálogo para criação dos coletivos municipais, ações para o fortalecimento da 3ª Idade e pessoas idosas”, reforçou a secretária da Terceira Idade da FETAG-PI, Advanir Pereira. Durante à tarde foi promovido um diálogo sobre declaração de imposto de renda de aposentados e pensionistas com assessora e Advogada, Cariny Araújo. Ao final, os Coletivos encerraram com momento cultural e de confraternização.
Este foi o segundo coletivo da Federação com as respectivas secretarias promovidos este ano. Nesta terça-feira (19) e quarta-feira (20), acontece o Conselho Deliberativo da entidade no mesmo local dos coletivos.
COMUNICAÇÃO FETAG-PI/ Vanderson de Paulo.