A FETAG-PI, por meio da secretaria de meio ambiente e políticas de convivência com o semiárido, reuniu-se nesta tarde de quarta feria (23/08), com o secretário de estado do meio ambiente do Estado do Piauí (Daniel Oliveira), para tratar de pautas importantes para a agricultura familiar.
Entre eles estão a outorga de uso dos recursos hídricos para fins de irrigação, onde ficou acordado uma capacitação dos dirigentes sindical e de agentes de assistência técnica sobre os procedimentos de protocolos da SEMAR para os agricultores/as irrigantes obter as outorgas de uso dos poços tubular nos seus projetos de irrigação. Também foi pautado sobre o projeto de capacitação e implantação de 43 viveiros de mudas familiar envolvendo os 16 polos sindical com previsão de metas de produção anual de 137.600 mudas para fins de recuperação de áreas degradas e produção de frutas nos quintais.
Ainda foi tratado sobre o plano de contingência de prevenção e combate aos incêndios florestais que neste período é bastante crítico as consequências das queimadas para a saúde humana e o meio ambiente. E por fim, não menos importante, foi pautado a busca de parceria com a SEMAR para contribuir no projeto de formação continuada em Educação ambiental para uma turma de 120 lideranças sindical onde serão abordados 09 temas e uma carga horária de 120 horas considerando a pedagogia de alternância entre as aulas teóricas e práticas de campo nas comunidades.
Participaram desta reunião pela FETAG-PI, Elizangela moura (deputada estadual), Daniel Silva (Secretário de meio ambiente), Libório Rocha (Secretário de Política Agrícola) e Genival Araújo (Assessor).