A Diretoria da FETAG-PI juntamente com 60 delegados representantes da Agricultura Familiar, estão participando do 14ª CECUT-PI, Congresso da Central única dos Trabalhadores (CUT), que acontece dias 10 e 11 de agosto, no Centro de Formação, na Vila Operária, em Teresina. Este ano o CECUT traz o lema “Luta, Direitos e Democracia que Transformam Vidas”.
A abertura reúne mais de 200 delegados/as. O encontro irá eleger a nova direção estadual e definirá o plano de lutas e as estratégias para o período de 2023 a 2027. Estão sendo discutidas as estratégias de lutas que norteará os próximos quatro anos e deliberações do estatuto que serão levadas para o Congresso Nacional da CUT.
Convidado para a mesa de honra, o Presidente da FETAG-PI, Antônio José apontou a importância de ampliar a unidade dos trabalhadores e trabalhadoras.
“Estamos aqui reunidos, campo e cidade, a agricultura familiar, servidores públicos e privados e queremos construir um grande documento que com certeza vai fortalecer os trabalhadoras e trabalhadores. Queremos reivindicar também por mais saúde de qualidade, mais educação, esporte, de forma que é um conjunto de ações que essa Central que é uma das maiores da América Latina nos representa”, disse.
O 14º CECUT marca a comemoração dos 40 anos de luta e resistência da CUT. O presidente da CUT-PI, Paulo Bezerra, relatou que o CECUT reuni mais de 200 delegados e delegadas do campo e da cidade, dos setores público e privado, e conta com a presença de representante nacional da CUT.
“Queremos construir a luta de classes e uma sociedade trabalhadora, quero destacar que a composição feita na direção da nossa central foi de consenso de todos e todas, e aprovada devidamente pelas representatividades dos sindicatos de várias categorias presentes durante esse congresso, então só tenho que agradecer pela confiança de mais uma missão que cabe não só a mim como presidente, mas se estende a toda diretoria”, destacou.
Estiveram presentes representando a FETAG-PI, o Vice-presidente da FETAG-PI, Evandro Luz, Secretário Geral, Diasssi Aguiar, Deputada Estadual, Elisângela Moura, Secretária de Formação e Organização Sindical, Lucilene Ferreira.
O Congresso tem o papel de atualizar as estratégias de luta, definir as novas direções e os delegados e delegadas que representarão os estados no 14º Congresso Nacional da Central (CONCUT), marcado para ocorrer entre os dias 19 e 22 de outubro, em São Paulo com o tema “Luta Direitos e Democracia que Transformam Vidas!”.
Além disso, o encontro também definirá a nova direção nacional da Central que comandará a entidade de 2023 a 2028.