FETAGPI Região Sul do Piauí já enfrenta o fenômeno da Seca Verde, comenta climatologista

Região Sul do Piauí já enfrenta o fenômeno da Seca Verde, comenta climatologista

Que ocorre o aumento das temperaturas com fim do período chuvoso não é novidade para a população. No entanto, neste mês de maio, o aumento da sensação térmica sentida pelos piauienses já assusta. A tendência para os próximos meses será de mais calor é o que indica o Climatologista e o assessor técnico da Secretaria de Estado da Defesa Civil (Sedec), Werton Costa. Segundo o especialista, na Agricultura haverá aumento da estiagem para o próximo trimestre em algumas regiões do Estado.


 Mapa de projeção das chuvas que caíram nos últimos 90 dias com base nos mapas do Instituto Nacional de Meteorologia 

Conforme Wertton Costa, no Piauí, na projeção das chuvas que caíram nos últimos 90 dias com base nos mapas do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), indicam que elas ficaram extremamente concentradas na faixa Norte.

 “Elas ficaram concentradas do Litoral ao médio Parnaíba, volumes intermediários entre Floriano e Picos, e esse padrão em verde representa o déficit de chuvas na faixa Sul do Piauí”, detalha.


Municípios da Região Sul do Estado passaram por potencialização da estiagem para o próximo trimestre/ Foto: FETAG-PI

“Os municípios com limites na região Sul, com limites aos Estados de Pernambuco, Bahia, esses foram os mais impactados, visto que nessa região tal forma que choveu, mas essa chuva não foi suficiente para manter os cultivos, tal que se fala em seca verde”, acrescenta o docente. 

A explicação para a seca verde é ocasionada quando as chuvas são consideradas insuficientes para garantir uma boa colheita de grãos. Mesmo que as precipitações continuem, a estiagem que esturrica o solo e impede o plantio da lavoura se transforma em uma seca agrícola, pois as chuvas são mal distribuídas em termos de tempo e espaço.


Precipitação de chuvas para os meses de Maio/Junho e Julho

Com a chegada do fenômeno climático El Niño no Brasil, os próximos meses serão de muito sol, especificamente nas regiões norte e nordeste, o que pode determinar seca extrema. “Além do processo natural de estiagem, nós vamos ter uma potencialização da estiagem para o próximo trimestre na região Sul do Estado”, atentou Werton Costa.

COMUNICAÇÃO FETAG-PI/Vanderson de Paulo.

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Sair da versão mobile