A Secretaria de Meio Ambiente e Políticas de Convivência com o Semiárido da FETAG-PI, acompanhou na manhã desta segunda-feira (17), Reunião ordinária do Fórum Piauiense de Convivência com o Semiárido de forma híbrida.
O encontro reuniu outras instituições que discutiram a Plataforma por um Novo Marco Regulatório das Organizações da Sociedade Civil – Plataforma MROSC – é uma rede de articulação de organizações sem fins lucrativos e de interesse público, que tem por objetivo aprimorar o ambiente social e legal de atuação das organizações.
O secretário de meio ambiente da FETAG-PI, Daniel de Souza e assessor Genival Araújo, acompanharam os desdobramentos da reunião.
O projeto Daki – Semiárido Vivo é uma ação em rede realizada em três grandes regiões semiáridas das Américas: duas delas na América do Sul, o Semiárido brasileiro e o Grande Chaco na parte situada na Argentina, e outra na América Central, o Corredor Seco no território de El Salvador. Apoiada pelo Fundo Internacional de Desenvolvimento Agrícola (FIDA), a iniciativa está pautada em dois grandes focos temáticos: sustentabilidade ambiental e mudanças climáticas.
Algumas famílias do estado do Piauí participam deste projeto DAKI onde já aconteceu uma capacitação no modo virtual e agora terá o intercâmbio de experiências bem-sucedidas da agricultura resilientes às mudanças climáticas.
?Pontos debatidos na reunião da CE;
?MROSC;
?Demandas de cisternas incluindo os novos municípios;
?Levantamento sobre as casas e bancos de sementes;
?DAKI – intercâmbio da juventude e processo de formação;
?Rota do conhecimento no nosso semiárido.
INFORMES
??Credenciamento das organizações junto ao MDS;
??Composição do Piauí na rede cerrado;
??Representação do FPCSA nos espaços de incidência política;
??Proposta para uma nova agricultura;
??Projeto de ATER para a agricultura familiar;
??Saneamento Rural – Reuso de água.
Comunicação FETAG-PI/ Vanderson de Paulo.