FETAGPI FETAG-PI realiza Seminário Estadual sobre Regras Estatutárias

FETAG-PI realiza Seminário Estadual sobre Regras Estatutárias

A FETAG-PI realizou na manhã desta terça-feira (4), de forma virtual, o Seminário Estadual sobre Regras Estatutárias. O encontro contou com um público de mais de 300 participantes entre titulares da presidência, Secretaria Geral e de Formação e Organização sindical, Secretaria de Finanças (Tesourarias) e coordenadores dos STTR’s filiados.

O seminário foi coordenado pela Secretaria Geral da FETAG-PI e teve o objetivo de capacitar os STTR’s sobre a questão estatutária e regularização das entidades consolidando a uniformidade como regra do movimento sindical.


Diretoria executiva da FETAG-PI e assessoria na apresentação do Seminário

O seminário contou com as presenças do Presidente da FETAG-PI, Antônio José, Secretário Geral, Diassis Aguiar, vice-presidente, Evandro Luz, a Secretária de Formação e Org. Sindical, Lucilene Ferreira, Secretário de Política Agrária, Sebastião Rodrigues, Secretária de Mulheres, Marlene Veloso, Secretária de Políticas Sociais, Maria Barros, Secretária de Jovens, Regina Gomes, o Secretário de Meio Ambiente e Políticas de Convivência com o Semiárido, Daniel de Souza e toda assessoria da Federação.

“Esta ação foi proposta no nosso Conselho. Estamos aqui para fazer um debate, discutir e organizar a base para o nosso sistema confederativo. Reforçamos a importância para que possamos se organizar, onde os sindicatos estejam regularizados, queremos que os nossos companheiros (ras) nos Sindicatos estejam atentos a isso”, explicou o presidente da FETAG-PI, Antônio José na abertura da oficina que também trouxe encaminhamentos da agenda da FETAG-PI no Conselho Deliberativo da CONTAG entre elas a reforma sindical e a cooperação técnica com o INSS e do CONTRAF.


A assessora da FETAG-PI, Sandra Lopes fez apresentação de pontos importantes da questão estatuária: regimento interno, composição das chapas, realizações de eleições, chapas, prestação de contas entre outros. O momento também contou com a contribuição dos companheiros (ras) onde os mesmos discutiram e sanaram dúvidas sobre a questão estatuária com a diretoria executiva.

 “Cada um dos STTRs precisam ter seu estatuto para fazer uma boa gestão. Alguns Sindicatos acabam esquecendo das regras e isso não assegura o trabalha, o conjunto das ações a nível de Sindicato, Federação e Confederação”, observa o Secretário Geral da FETAG-PI, Diassis Aguiar.

“Estatuto deve ser democrático, cumprindo as obrigações e a reforma sindical e pode penalizar aqueles que não cumprirem com as resoluções do movimento sindical”, reforçou o secretário Diassis Aguiar.

COMUNICAÇÃO FETAG-PI/Vanderson de Paulo.

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Sair da versão mobile