O presidente da FETAG-PI, Antônio José e membros da Diretoria, participaram na tarde desta segunda-feira (27), no Palácio de Karnak, da solenidade de assinatura de contrato de liberação de Crédito Rural intermediada pela Agência de Fomento e Desenvolvimento do Estado (Piauí Fomento) no valor de R$ 1,1 milhão. O evento contou com a presença do Governador Rafael Fonteles.
Cerca de 150 trabalhadores e trabalhadoras rurais piauienses acompanharam o ato da cerimônia. Na prática, eles terão liberação de crédito para investirem em suas atividades produtivas. Foram contemplando oito territórios, 14 municípios e 71 produtores rurais.
“Não temos dúvida da importância do Programa e do volume de recursos, o acompanhamento desse programa ajudar no desenvolvimento desses municípios. Nós da FETAG-PI estamos juntos nessa demanda organizando os municípios, elaborando os projetos para que possam ser atendidos dentro dos Programas da Piauí Fomento junto com o Governo”, disse o presidente da FETAF-PI, Antônio José.
“Estamos celebrando mais de 60 contratos que vão prestigiar produtores com mais R$ 1,1 milhão que vão beneficiar a sua produtividade e renda. A importância desse crédito facilitado com taxas reduzidas e apoio técnico é o que vai fazer diferença. É nosso papel subsidiar os produtores para gerar emprego e trabalho”, afirmou o Governador Rafael Fonteles.
No evento, a secretária de Mulheres da Federação, Marlene Veloso foi uma das convidadas para a acompanhar a assinatura do contrato. Segundo ela, o crédito é um incentivo ainda maior para os trabalhadores rurais.
“Para nós é muito importante estar presente nessa assinatura que disponibilizou mais de 1,1 milhão em créditos destinados a pequenos produtores rurais. Nós da FETAG-PI apoiamos essas iniciativas e, sobretudo, valorizamos essa intencionalidade do governo de apoiar a agricultura familiar, onde eles são responsáveis de colocar mais de 70% da alimentação saudável nas nossas mesas”, declarou.
Estiveram na solenidade a Deputada Estadual Elisângela Moura, o presidente da ALEPI Franze Silva, Deputado Federal Fábio Abreu, Cooperativa de Trabalho para Desenvolvimento Rural Sustentável da Agricultura Familiar (Cootapi), a coordenadora do STTR de Coivaras, Maria Bethinha e demais agricultores.
Serão beneficiados com o crédito rural atividades de avicultura, apicultura, bovinocultura, caprinocultura, horticultura, ovinocultura, piscicultura e suinocultura.
Comunicação FETAG-PI/ Vanderson de Paulo.