FETAGPI Agricultores familiares de Ipiranga do Piauí recebem 50 mil de mudas de caju

Agricultores familiares de Ipiranga do Piauí recebem 50 mil de mudas de caju

Agricultores familiares de Ipiranga do Piauí, participaram de uma importante ação para aumentar a produção no município. Na última sexta-feira, dia 10, a Prefeitura de Ipiranga do Piauí (PI), por meio de sua Secretaria de Agricultura, realizou a entrega de 50 mil mudas de cajueiro anão-precoce para os agricultores. A iniciativa beneficiou 135 famílias com duas variedades de clone: BRS 226 e CCP 76, ambos desenvolvidos pela Unidade.

A entrega contou com a participação de gestores do município entre eles o prefeito Elves Ramos, Norberto Vieira, Luan Soares, Flávio Rocha, Valdenar Dasmaseco, Jadiel Vieira e Francisco da Guia, da Secretaria de Agricultura, além da Secretária de Agricultura do Estado Rejane Tavares e o assessor da FETAG-PI, do polo de Picos, José Antônio.

Os clones de cajueiro-anão são a principal tecnologia da Unidade. A Embrapa Agroindústria Tropical desenvolve tecnologias que visam expandir a produtividade e rentabilidade na cadeia produtiva da cajucultura. Dessa maneira, os produtores recebem uma matéria-prima de altíssima qualidade, com características genéticas que garantem produtividade, rentabilidade e economia.

Para o secretário de Agricultura de Ipiranga do Piauí, Joane Leal, a cajucultura no município é bastante importante para a economia local. Além disso, os clones geram perspectiva de progresso para a cultura do caju. “É uma expectativa bastante promissora do cultivo do caju, porque é uma cultura em que tudo se aproveita, desde a amêndoa até a polpa. O bagaço do caju também é aproveitado, então os produtores veem isso como um ponto positivo para o fortalecimento da cajucultura”, destaca o secretário.

Além dos clones, Joane Leal enfatiza que os produtores de Ipiranga são capacitados quanto ao cultivo e tratos culturais, a fim de garantir uma prática rentável e produtiva do cultivo do caju: “Apesar do conhecimento que parte deles [produtores] já têm, o objetivo é conscientizar quanto ao zelo e cuidado para que essas mudas possam produzir com qualidade”.

Em 2023, a cajucultura em Ipiranga do Piauí deve alavancar a economia do município e fortalecer ainda mais com os clones de cajueiro-anão.

 Comunicação FETAG-PI com informações da Prefeitura de Ipiranga do Piauí.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Sair da versão mobile