FETAGPI FETAG-PI e CONTAG finalizam 2ª etapa das Oficinas de Base com ações para o Desenvolvimento Rural Sustentável e Solidário em Picos

FETAG-PI e CONTAG finalizam 2ª etapa das Oficinas de Base com ações para o Desenvolvimento Rural Sustentável e Solidário em Picos

Nesta semana, em Picos – Piauí, cerca de 100 dirigentes de Sindicatos dos Polos de Picos e Paulistana, participaram da 2° Oficina de Base “Planejando Ações para o Desenvolvimento Rural Sustentável e Solidário”, da CONTAG de 2023. O encerramento ocorreu nesta sexta-feira (10).

Durante os três dias do encontro, os dirigentes puderam dialogar e apontar ações importantes na região como dados socioeconômicos, Campanha Nacional de Sindicalização, ações para o trabalho de base, contribuição do benefício social dos aposentados.


Entre as solicitações expostas esteve a qualificação de serviços para a agricultura familiar, registro sindical e CAF. O presidente da FETG-PI, Antônio José reforçou o trabalho das equipes e integrantes no encontro.


 “Foi um momento de reunir as mulheres, nossos agricultores e presidente de sindicatos. Saímos daqui com planejamento e pontos prioritários, foi um momento muito importante para pautar o Governo do Estado para que as políticas públicas possam chegar na base com controle social. Essas são ações prioritárias a serem trabalhados pela Federação juntamente com a CONTAG”, avaliou.

A Secretária Nacional de Mulheres da CONTAG, Mazé Morias contribuiu com debate, além de membros da Diretoria da FETAG-PI. Conforme a secretária de Mulheres, o circuito forneceu um processo de escuta das diversas demandas trazidas pelos polos sindicais e também um chamamento à Marcha das Margaridas 2023 e ao 4º Festival Nacional da Juventude Rural.

“É um momento de ouvir os nossos agricultores e ver como está a realidade do ponto de vista do dia adia e dos desafios que eles enfrentam olhado no sentido de fortalecer o movimento sindical e a agricultura familiar”, disse.


Está foi a 5º das Oficinas de Base realizadas no Piauí pela CONTAG e FETAG-PI, dentre as quais resta apenas uma para finalização. “Avalio a Oficina como muito positiva e com quase 100% de participação dos sindicatos dos dois polos – Picos e Paulistana. Este é um momento de retomada do movimento sindical onde nossa base está fortalecida e esperançosa nesse próximo governo de Lula”, defendeu Mazé Morais.

COMUNINAÇÃO FETAG-PI/ Vanderson de Paulo.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Sair da versão mobile