FETAGPI FETAG-PI promove 1° Coletivo Estadual de Organização da Produção da Agricultura Familiar

FETAG-PI promove 1° Coletivo Estadual de Organização da Produção da Agricultura Familiar

A FETAG-PI segue fortalecendo a agricultura familiar e realizou durante esta terça-feira (31), o 1° Coletivo Estadual de Organização da Produção e Comercialização da Agricultura Familiar (Ceopaf) que tem como foco na comercialização da produção dos agricultores e agricultoras rurais.

O Coletivo acontece de forma inédita entre as federações. Cerca de 60 dirigentes sindicais e coordenadores de 16 polos participam. Eles apontaram como ações prioritárias e urgentes a produção e comercialização da agricultura familiar, fortalecimento das casas de beneficiamento de mel, caju, sustentabilidade politico-financeira, o Programa de Alimentação saudável (PAES), Cadastro Ambiental Rural, Programa de Regularização ambiental e a agricultura familiar orgânica.


O presidente da FETAG-PI, Antônio José, além de membros da duração da Federação contribuíram com o debate. “Hoje só 10% da produção do agricultor é vendida para o governo o que deveria ser 30%. Com o Coletivo queremos tomar conhecimento das necessidades de comercialização dos agricultores e queremos organizar projetos e realizações de feiras destacando os produtos que são organizados e qualificados nessas regiões”, avaliou.

O coordenador do Polo da região de Picos, Paulo Carvalho ressaltou que durante os encaminhamentos do encontro todos assumem o compromisso de valorizar e agregar valor a comercialização dos produtos da agricultura familiar.


“A FETAG-PI está de parabéns em criar um coletivo que reúne as pastas de política agrícola, agrária, meio ambiente e vice-presidência. Sem dúvida a Federação, a CONTAG  e os sindicatos já vem pensando em discutir uma politica de organização da produção e esse coletivo é fundamental. Isso serve para que o agricultor possa ter o seu próprio lucro, ao invés de ter que vendar para o atravessador por um preço inferior”, explica.


Os representantes dialogaram ainda sobre a tributação dos produtos, realizações de feiras e eventos comunitários, o PNAE e o reajuste de preços, regularização ambiental e a produção e venda de alimentos saudáveis.

Comunicação FETAG-PI/ Vanderson de Paulo

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Sair da versão mobile