A FETAG-PI, por meio da Secretaria Estadual de Mulheres Trabalhadoras Rurais, reuniu na manhã desta segunda-feira (30), todas as Secretárias de Mulheres, bem como a Diretoria dos STTRs, em reunião virtual, para tratar de questões relacionadas à 7° Edição da Marcha das Margaridas 2023 que tem como lema “Margaridas em Marcha pela reconstrução do Brasil e pelo bem viver”.
A reunião virtual de articulação e preparação para Marcha contou com mais de 123 participantes. A secretária de mulheres, Marlene Veloso, coordenou o encontro e pontuou assuntos de extrema relevância direcionados aos preparativos do que será uma das maiores marchas já realizadas.
“A Marcha das Margaridas é uma ação estratégica conduzida e protagonizada pelas mulheres trabalhadoras rurais. Queremos tirar da reunião as estratégias para a realidade de cada município para que em agosto possamos participar desta que será uma das maiores Marcha das Margaridas. As ações da FETAG-PI são construídas por meio da coletividade, por mulheres e homens e a Marcha dialoga no fortalecimento da nossa agricultura familiar”, explica.
A Secretária Nacional de Mulheres da CONTAG, Mazé Morais também participou do encontro e falou de começar logo a organização dos STTRs para esse momento tão importante. “Estamos muito animadas nesse processo de construção da marcha. Durante o mês de março serão entregues os cadernos de estudo da Marcha para fazer o trabalho de formação na base. Queremos que nenhuma mulher vá para Brasília sem saber o que é a Marcha das Margaridas”, enfatizou.
“É um momento oportuno para que possamos sair daqui mais empolgados e com uma tarefa muito maior e fazer mais em defesa da agricultura familiar e das mulheres. Temos mais de 144 mulheres que ocupam os sindicatos, as vice-presidências, secretarias de mulheres e de finanças”, destacou o presidente da FETAG-PI, Antônio José na reunião.
Parte da direção por meio dos secretários e secretárias Elisângela Moura, Maria Barros, Lucilene Ferreira, Regina Gomes, Sebastião Rodrigues, Daniel de Souza, também contribuíram com os presentes. Conforme a direção, estão previstos 25 ônibus que sairão do Piauí rumo a Brasília nos dias 15 e 16 de agosto de 2023.
A FETAG-PI, Polos e Sindicatos continuarão se reunindo sempre que necessário (por videoconferência) para manter dirigentes sindicais, trabalhadores e trabalhadoras rurais informados com relação à Marcha das Margaridas.
Comunicação FETAG-PI/ Vanderson de Paulo