FETAGPI Diretoria da FETAG-PI recebe povos do campo e de territórios indígenas no Cesir

Diretoria da FETAG-PI recebe povos do campo e de territórios indígenas no Cesir

O presidente da FETAG-PI, Antônio José, recebeu em clima de muita alegria, na sede do Centro de Formação (Cesir), em Teresina integrantes de comunidades do campo da região de Cristino Castro e de territórios indígenas do Cerrado do Piauí e Maranhão. Na manhã deste sábado (21) eles participaram de um momento de mística além de tomarem café e participarem de um ato público em defesa do meio ambiente na sede da Federação, no Centro da Capital.


Os integrantes foram acolhidos no centro de formação na sexta-feira (20) à noite. Durante os dias 20 e 21 de janeiro eles estão participando do Seminário “Cerrado, Te queremos vivos”, que acontece na Universidade Estadual do Piauí.  Na ocasião, os indígenas e quilombolas expressaram as necessidades causadas pela exploração do agronegócio nos Cerrados do PI e MA enfrentadas por suas comunidades.


A preservação dos Cerrados é uma urgência ambiental. Os indígenas relataram que as plantações e rios da região do MATOPIBA estão sendo envenenados pelo uso desenfreado de agrotóxicos. “Precisamos lutar por essa camada e pela preservação das gerações e proteção do Cerrado”, disse uma das indígenas piauienses.


A rede Ambiental do Piauí (REAPI), a Plataforma Ocorre Diário e o Fórum Carajás do Maranhão organizam o evento. Da FETAG-PI, participam o Secretário de Meio Ambiente, Daniel de Souza e o Assessor, Genival Araújo, além de gestores estaduais da Secretária da Agricultura, o secretário de meio ambiente e de outras entidades.

Comunicação da FETAG-PI /Vanderson de Paulo

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Sair da versão mobile