FETAGPI Troca de experiências sobre Desenvolvimento Rural Sustentável e Solidário marca encerramento da 2ª etapa das Oficinas de Base no Piauí

Troca de experiências sobre Desenvolvimento Rural Sustentável e Solidário marca encerramento da 2ª etapa das Oficinas de Base no Piauí

Cerca de 80 dirigentes de 31 sindicatos dos polos de Floriano, Valença e Oeiras participaram da 2° etapa das Oficina de Base no Piauí, jornada de troca de conhecimentos encerrada na sexta-feira (13), em Floriano. As oficinas são uma ação estratégica da Confederação Nacional dos Trabalhadores na Agricultura – CONTAG e da Federação dos Trabalhadores Rurais Agricultores e Agricultoras Familiares do Estado do Piauí (FETAG-PI).

A 1° etapa das oficinas ocorreu entre junho de 2019 a março de 2020. Ao todo, estão previstas 116 oficinas em todo o Brasil, em parceria com as demais federações do Sistema CONTAG. Em Floriano, está 2ª etapa foi finalizada com a quarta oficina. 

Para a secretária nacional de Mulheres da CONTAG e piauiense, Mazé Morais este é um momento de ir até as bases para aproximar a CONTAG, conhecer as especificidades de cada região e dialogar com os diversos conhecimentos e experiências dos Sindicatos.

“Faço uma avaliação muito positiva porque está é a primeira oficina de 2023 que a CONTAG está realizando com a FETAG-PI. Estamos felizes de poder fazer essa escuta, mas também trazer elementos da situação de como os dirigentes estão nos seus municípios e nos seus sindicatos. Nosso objetivo é de sair muito mais fortalecido no movimento sindical e na nossa agricultura familiar”, celebrou.

O circuito forneceu um processo de escuta das diversas demandas trazidas pelos polos sindicais é o que defendeu a Secretária Estadual de Mulheres da FETAG-PI, Marlene Veloso.


“Através da escuta de base, enquanto federação, analisamos e avaliamos quais estão sendo as ações dos nossos sindicatos e dirigentes, mais também de fazer uma escuta dos principais desafios que eles enfrentaram entre a 1ª etapa das oficinas para a 2ª etapa hoje. Foram três dias de planejamento de ações que, sem sombra de dúvida, para início de ano, a 2ª etapa vai servir como base para nosso planejamento estratégico da diretoria da FETAG-PI”, declarou a secretária.

 Durante os três dias do encontro, os dirigentes discutiram a prática sindical, bem como apontaram inovações para fortalecer o papel da agricultura familiar para o país. Os dirigentes também apresentaram suas realidades para emissão da Declaração de Atividade Rural exclusivamente pelos Sindicatos. Durante a oficina foi feito um chamamento à Marcha das Margaridas 2023 e ao 4º Festival Nacional da Juventude Rural.

Assessoria de Comunicação da FETAG-PI/Vanderson de Paulo

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Sair da versão mobile