FETAGPI FETAG-PI e CONTAG promovem abertura da 2ª etapa das Oficinas de Base no Piauí

FETAG-PI e CONTAG promovem abertura da 2ª etapa das Oficinas de Base no Piauí

Nesta quarta-feira (11), a equipe da Federação dos Trabalhadores Rurais Agricultores e Agricultoras Familiares do Estado do Piauí (FETAG-PI) e a Confederação Nacional dos Trabalhadores na Agricultura (CONTAG), iniciaram em Floriano, a 2° etapa das Oficina de Base no Estado.

Com profundos debates e gerando bons compromissos para avançar no planejamento de ações para o desenvolvimento rural sustentável e solidário, o evento conta com a participação de cerca 80 dirigentes sindicais dos 41 Sindicatos de Trabalhadores Rurais Agricultores e Agricultoras Familiares (STTR), dos polos de Floriano, Valença e Oeiras O objetivo é construir compromisso comuns que fortaleçam a ação e prática sindical e o Sistema Confederativo CONTAG. Na abertura, o presidente da FETAG-PI, Antônio José, deu as boas-vindas e enfatizou sobre a importância da 2° etapa com a quarta oficina.

É com nas oficinas que identificamos as ações que nossos sindicatos estão desenvolvendo fazendo uma avaliação dos últimos quatro anos e fazendo uma planejamento mais participativo da Diretorias com os agricultores (ras) familiar da região”, disse o Presidente da FETAG-PI.  A ação está sendo coordenada pela Diretoria Executiva da Federação, sua assessoria e pela CONTAG por meio da secretaria de Mulheres, Mazé Morais, e do assessor de política agrícola, Ronaldo Ramos.

 “O principal objetivo é que discutamos e ouvimos uns aos outros em relação às ações de interesse comum para todas as instituições e para as pessoas que compõem esse sistema deliberativo, principalmente ações que levem ao encontro de trabalhos qualificados de representação para cada sócio e sócia e de forma geral para toda agricultura familiar brasileira”, afirma Ronaldo Ramos.
 A 1° etapa das oficinas ocorreu entre junho de 2019 a março de 2020. Ao todo, estão previstas 116 oficinas. Entre março a dezembro de 2022 foram realizadas 69 delas e restam 47 para serem realizadas, onde 37 estão agendadas até abril deste ano.

Queremos buscar a manutenção e conquistas de direitos no meio rural .Observamos os desafios de buscar políticas públicas e a oficina de base tem esse objetivo de avaliar com que os nossos sindicatos e movimentos pertençam ao sistema confederativo”, pontuou a Secretária de Políticas Sociais da FETAG-PI, Maria Barros. 


 A Oficina de Base da FETAG-PI e CONTAG segue com programação até sexta-feira (13) com discussões sobre desafios para ação sindical e ações para sustentabilidade rural solidária.

Assessoria de Comunicação/ Vanderson de Paulo

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Sair da versão mobile