FETAGPI FETAG-PI promove coletivos da Terceira Idade, Mulheres e Jovens

FETAG-PI promove coletivos da Terceira Idade, Mulheres e Jovens

A sede da Federação dos Trabalhadores Rurais Agricultores e Agricultoras Familiares do Estado do Piauí (FETAG-PI), em Teresina, realizou nesta terça-feira (13), de forma virtual, os coletivos de Mulheres, Terceira Idade e Jovens.

O momento define pautas importantes de cada secretaria. O presidente da FETAG-PI, Antônio Jose, parte da Diretoria da Federação, Coordenadores de Polos e dirigentes sindicais acompanharam o evento. Após abertura, cada coletivo articulou suas ações com a referida pasta.

“Fizemos uma apresentação do Coletivo da 3ª idade e suas perspectivas para esse ano de 2023. Falamos da criação e renovação dos Coletivos Municipais da Terceira Idade, das estratégias para realização do Encontro Estadual da Terceira Idade /Enfoc – Curso de Formação para 3º Idade e do diálogo sobre a importância da Terceira Idade para a Sustentabilidade Política Financeira”, explica a secretária da Terceira Idade da FETAG-PI, Adivanir Pereira.

Nas colocações da Secretária Estadual de Mulheres Trabalhadoras Rurais, Marlene da Costa, no coletivo de mulheres foram discutidas ações para 2023 às agricultoras familiares.

“No coletivo de mulheres foram discutidas as ações o próximo ano, ações que serão trabalhadas a nível municipal, regional e estadual na construção do processo da Marcha das Margaridas, bem como se dará o processo de trabalho com ação entre amigas que é nossa rifa nacional da marcha. Como encaminhamento ficou agendado uma reunião com todos os sindicatos junto com seus presidentes (as) para que possamos juntos socializar com eles essas ações, e aí sim depois faremos a distribuição das rifas e das camisetas que logo serão distribuídas em todo Estado”, destacou.

Já os participantes do coletivo de jovens suscitaram suas discussões sobre estratégias para o 4º festival nacional da Juventude Rural que acontece em Brasília, como frisou a Secretária Estadual de Jovens Trabalhadores e Trabalhadoras Rurais, Regina Gomes.

“Reunimos todos os integrantes do coletivo estadual da juventude para juntos definir e tratar novas estratégias de como trabalhar, isso porque o nosso Festival da Juventude Rural, está bem próximo já em 25 a 27 de maio e nosso tempo é curto porque queremos garantir a participação em massa da juventude. Tivemos várias propostas de estarmos trabalhando com nossas rifas, vendas das nossas camisetas que está a cara da nossa juventude. Combinamos de trazer as demandas por regiões, suas dificuldades, os anseios, o que de fato a juventude rural está precisando para permanecer lá no campo. Vamos levar todas essas discussões a nível nacional para que seja inserida nas nossas pautas que será entregue no Festival. Reafirmamos o nosso compromisso, quantos jovens rurais que somos”, disse a secretária.

Nesta quarta-feira (14) e sexta-feira (15) acontece o Conselho Deliberativo da entidade no mesmo local.

 Assessoria de Comunicação FETAG-PI/ Vanderson de Paulo

 

 

 

 

 

 

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Sair da versão mobile